8 5
Siga o OTD

Atletismo

Diamond League 2025 terá 14 meetings e final na Suíça

Confira o calendário de 2025 e outras informações da Diamond League, o principal circuito mundial de meetings de atletismo

Diamond League, atletismo, alison dos santos
Troféu da Diamond League/ Divulgação

Tudo pronto para a temporada de 2025! Nesta semana, a Diamond League divulgou as datas e locais das competições do ano que vem. A competição acontece em uma série de meetings (encontros) de atletismo realizados em diferentes cidades ao redor do planeta. Para 2025, a liga contará com 14 etapas, disputadas em quatro Continentes. A final do nobre circuito da World Athletics será em Zurique, na Suíça, em 27 e 28 de agosto de 2025.

+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Calendário

O caminho para o troféu de diamante começará em Xiamen, no dia 26 de abril de 2025, e permanecerá na China para o segundo meeting da temporada, em Xangai/Suzhou, no dia 3 de maio. A série seguirá então para Doha (Catar) e Rabat (Marrocos) antes do primeiro evento do ano na Europa, em Roma (Itália), no dia 6 de junho.

Na sequência, a liga para em Oslo (Noruega), Estocolmo (Suécia) e Paris (França). Vai para os Estados Unidos, com a etapa de Eugene, e volta para a Europa, com sedes na cidade-Estado de Mônaco e em Londres (Inglaterra) em julho, antes de entrar na reta final em agosto. Após encontros na Silésia (Polônia), Lausanne (Suíça) e Bruxelas (Bélgica), a final da Diamond League retornará a Zurique, pela primeira vez desde 2022, de 27 a 28 de agosto.

O torneio

Cada prova será disputada entre quatro e sete vezes até a final, dando a atletas, com toda a diversidade de provas do atletismo, a chance de se classificarem. Os atletas recebem pontos de acordo com o desempenho em cada etapa da competição. Assim, somente os oito primeiros colocados avançam para as finais. Os 32 campeões da Diamond League serão premiados no Weltklasse Zurich, com o icônico trofeu de diamante e também prêmios recordes em dinheiro.

A Diamond League fecha em agosto. Por isso, servirá de preparação e será uma prévia do espetáculo que todos vão assistir no Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio-2025. Ademais, o evento está marcado para o período de 13 a 21 de setembro.

Histórico brasileiro

Alison dos Santos, o Piu, na prova dos 400m com barreiras da Diamond League, em Zurique
Alison dos Santos, o Piu, na prova dos 400m com barreiras da Diamond League, em Zurique – Foto: 2024 Getty Images

O Brasil tem dois bicampeões da Diamond League. Alison dos Santos, o Piu, conquistou o título nos 400 m com barreiras em 2022 e 2024, além de ser campeão mundial e ganhar duas medalhas olímpicas. Já Fabiana Murer, no salto com vara, foi campeã em 2010 e 2014. Por fim, a saltadora também é campeã mundial e recordista sul-americana.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

*Com informações da CBAt

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Atletismo