Izabela Campos abriu a participação do Brasil nesta sexta-feira (6) no atletismo dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Quarta colocada no lançamento de disco da classe F11, a atleta mineira, natural de Belo Horizonte, disputou desta vez a final do arremesso de peso F12 (deficiência visual) e encerrou a prova na sexta colocação. Sua melhor marca na competição por medalhas foi 9.91m.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
- Após Júlia Soares, Iryna IIyashenko também é confirmada no Pinheiros
- Laura Pigossi cai nas duplas do W100 de Bengaluru
- Gui Santos faz a melhor marca na carreira em derrota dos Warriors
- Vitória Miranda vai à final do Australian Open Juvenil
- Julia Soares se despede do CEGIN e anuncia acerto com o Pinheiros
Longe da medalha
O arremesso de peso F12 foi a segunda prova de Izabela Campos em Paris-2024. Ela começou a disputa alcançando a marca de 9.70m, terminando a primeira rodada em quinto, já que a chinesa Yuping Zhao queimou sua tentativa inicial. A brasileira retornou ao campo do Stade de France e mandou seu segundo arremesso para 9.91m, distância que foi a sua melhor na prova, porém, acabou caindo para a sexta e última colocação.
Na sequência da final, Izabela Campos não conseguiu mais superar os 9.91m. A mineira registrou na terceira e quarta tentativas, respectivamente, 9.49m e 9.74m. Buscando melhorar seu resultado, ela arriscou mais na quinta vez que realizou o arremesso e acabou queimando. Na última rodada, a brasileira não encaixou bem o lançamento e anotou sua pior marca: 9.28m.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A campeã paralímpicos em Paris-2024 no arremesso de peso F12 foi a italiana Assunta Legnante, que fez a marca de 14.54m. A medalha de prata ficou com a uzbeque Safiya Burkhanova, com 14.12m, sua melhor marca do ano. As duas primeiras colocadas foram as únicas que alcançaram 14m. O bronze acabou com a chinesa Yuping Zhao: 12.21m.
Mesma colocação do Mundial
Izabela Campos terminou o arremesso de peso F12 em Paris-2024 na mesma sexta posição que havia alcançado no Campeonato Mundial de 2024, em Kobe, no Japão. Vítima de sarampo quando tinha seis anos, a brasileira perdeu a visão progressivamente até não enxergar mais aos 15. Com 21, ela começou no atletismo e chegou a correr competições de 5.000m, 1.500m, 800m e 400m, mas foi com as provas de campo que mais se identificou.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
A mineira teve sua primeira convocação para a seleção brasileira de atletismo em 2012, quando competiu nos Jogos Paralímpicos de Londres. Seus melhores resultados no arremesso de peso são: ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, bronze nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019, prata nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015 e bronze no Campeonato Mundial de Lyon, em 2013.