A manhã de terça-feira (3) não foi apenas de finais para o Brasil no atletismo dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Cinco atletas participaram de eliminatórias semifinais no Stade de France, na capital francesa, e quatro deles confirmaram suas vagas na disputa por medalhas ainda hoje. Gabriela Ferreira e Rayane Soares estão na decisão dos 100m da classe T13, Bartolomeu Chaves está entre oito melhores dos 400m da T37, e Maria Clara Augusto briga por pódio nos 100m da T47.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
Recorde das Américas
As duas primeiras atletas brasileiras a buscarem vaga na final foram Rayane Soares e Gabriela Ferreira. A maranhense Rayane Soares se classificou nos 100m T13 (deficiência visual) cruzando a linha de chegada em 11s90, novo recorde das Américas. A marca anterior era de 11s99 e pertencia a Omara Duran, de Cuba. Ela participou da primeira eliminatória e terminou em segundo lugar, atrás de Lamiya Valiyeva, do Azerbaijão, com tempo de 11s81. No somatória das duas semifinais, ela também só ficou abaixo da azeri.
Assim como Rayane Soares, a velocista Gabriela Ferreira também está entre as oito finalistas nos 100m T13. Ela foi à pista na segunda bateria semifinal e cruzou a linha de chegada em quarto lugar, com 12s76. Como ficou abaixo das três primeiras colocações, a sul-mato-grossense só conseguiu sua vaga entre as duas com melhores tempos, se juntando à estadunidense Erin Kerkhoff (12s70). Ela chega na disputa por medalhas com a oitava melhor marca.
Lamiya Valiyeva, a mais rápida, e Rayane Soares, a segunda mais veloz, são as atletas favoritas ao ouro. Elas foram as únicas a cruzar a linha de chegada em menos de 12 segundos. As três confirmadas por posição da segunda bateria finalizaram com os tempos mais próximos às elas. A irlandesa Orla Comeford correu os 100m T13 em 12s02, seguida pela canadense Bianca Borgella, com 12s15, e pela estadunidense Kym Crosby: 12s41. A espanhola Adiaratou Forbeiro completa o grupo de classificadas com 12s46.
Quarto melhor tempo
Primeiro colocado de sua eliminatória, Bartolomeu Chaves garantiu classificação na final dos 400m T37 (paralisados cerebrais). O maranhense completou o percurso com o tempo de 52s34, deixando para trás dois atletas: o ucraniano Mykola Raiskyi, segundo, com 52s53, e Anton Feoktistov, russo que compete com bandeira neutra, terceiro, com 52s56.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Porém, os três atletas mais rápidos estiveram na segunda bateria. O tunisiano Amen Tissaoui fez o melhor tempo: 51s59, o único abaixo dos 52 segundos. Yaroslav Okapinskyi, da Ucrânia, foi o segundo mais veloz com 52s04, e Andrei Vdovin, de nacionalidade russa, que acabou em terceiro, com 52s15. Os dois atletas que se garantiram por tempo foram: o polonês Michal Kotkowski (52s45) e o colombiano Yeferson Cardona (52s73).
Dentro e fora
Entre as brasileiras, apenas Maria Clara Augusto está na final dos 100m T47 (deficiência nos membros superiores). A potiguar anotou sua melhor marca na temporada, com tempo de 12s63, e confirmou classificação em oitavo lugar no geral e em quarto na sua bateria. Já Fernanda Yara, medalhista de ouro nos 400m, concluiu a disputa em 12s64 e ficou fora da disputa pelo pódio, já que ficou em nono entre todas as competidoras.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A principal favorita ao ouro nesta prova é a venezuelana Lisbeli Andrade, única a correr os 100m T47 em menos de 12 segundos: 11s99. Duas competidoras cruzaram a linha de chegada com tempo de 12s18 e são as principais desafiantes. São elas, a equatoriana Kiara Rodriguez e a estadunidense Brittni Mason. Quem pode aparecer como eventual surpresa é a australiana Anna Grimaldi, pois correu a semifinal em 12s23.
Mais quatro finais
Além dos finalistas conhecidos nesta terça, o Stade de France recebe mais finais com brasileiros. A acreana Jerusa Geber, recordista mundial, está na final dos 100m da classe T11 (deficiência visual), junto com a paranaense Lorena Spoladore. Já os paulistas Samuel Conceição e Daniel Martins disputam a final dos 400m da classe T20 (deficiências intelectuais) na briga por medalha.