São Paulo – O brasileiro Cícero Nobre conquistou a medalha de bronze no lançamento do dardo classe F57 dos Jogos Paralímpicos de Paris. Ele alcançou a marca de 49m46 na final disputada neste sábado (31), no Stade de France. Cícero Nobre, atual campeão mundial e parapan-americano desta prova, chega, assim, à segunda medalha em Jogos, já que também foi bronze em Tóquio.
+ Fernanda Yara é ouro e Maria Clara leva bronze no 400m T47
A final prometia ser acirrada, já que cinco atletas tinham como melhor marca pessoal lançamentos próximos ou ligeiramente superiores aos 50m. Cícero Nobre, porém, era único a romper os 50m este ano, cravou 50m18 justamente na final do mundial em Kobe, no Japão, em maio. Ao final dos lançamentos, o uzbeque Yorkinbek Odilov venceu com 50m32, recorde asiático, e o turco Muhammet Khalvandi foi prata com 49m97, melhor marca dele na temporada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Reclamação com arbitragem
Na lançamento do dardo classe F57, cada atleta faz seis lançamentos de uma vez. Eles sentam em uma cadeira, ajustada especificamente para cada competidor, e fazem as tentativas uma atrás da outra. Cícero Nobre queimou quatro das seis, o que gerou reclamações contra a arbitragem, após a prova. Na quarta chance, marcou 47m70 e, na quinta, os 49m46 que o levaram para o pódio.
O uzbeque Yorkinbek Odilov não queimou nenhum dos seis lançamentos que fez, e foi no terceiro que alcançou os 50m32. Já tinha um 50m18 no segundo lançamento. Já o turco Muhammet Khalvandi queimou apenas o segundo e marcou os 49m97 na sexta e última tentativa. Porém, ele já tinha 49m96 cravados logo no primeiro lançamento.