8 5
Siga o OTD

Paris 2024

Valdileia Martins vai à final do salto em altura com recorde

Valdileia Martins atinge 1,92m, iguala recorde brasileiro e avança à final do salto em altura feminino em Paris-2024

Valdileia Martins, salto em altura, atletismo, paris-2024
Foto: Wagner Carmo

Valdileia Martins está na final do salto em altura feminino em Paris-2024! A brasileira fez a sua estreia olímpica nesta sexta-feira, no Stade de France, pela disputa da etapa classificatória. Por lá, ela fez a melhor marca na carreira, igualou o recorde brasileiro e avançou à final da modalidade.

+ Siga nosso canal do WhatsApp

Histórico!

Estreante em Jogos Olímpicos aos 34 anos de idade, Valdileia Martins tinha uma difícil missão para se classificar à final do salto em altura feminino em Paris-2024. Isso porque, a melhor marca da carreira da brasileira até então (1,90m), não deveria ser suficiente para ela avançar para a decisão.

A prova começou com a primeira barra em 1,83m, altura tranquila para Valdileia passar na primeira tentativa. Em seguida, o sarrafo subiu para 1,88m e a brasileira precisou de dois saltos para passar por cima. Já a terceira barra (1,92m) representava o grande desafio para Martins: quebrar o prório recorde e igualar a melhor marca da história do Brasil. Não foi na primeira tentativa. Mas Valdileia manteve a cabeça erguida e veio com tudo para o segundo salto, passou a barra e explodiu de felicidade!

Aos gritos, Valdileia comemorou muito pois sabia que aquela marca lhe deixava perto da sua primeira final olímpica. De fato, o 1,92m foi suficiente para garantir a decisão. Porém, havia mais um significado especial: Valdileia igualou o recorde brasileiro de Orlane Santos. Recorde este, que permanecia isolado desde 1989.

A disputa continuou e as atletas tinham o desafio de passar dos 1,95m. Valdileia Martins fez duas tentativas sem sucesso e desistiu da terceria por conta de uma lesão que sofreu na segunda tentativa. A brasileira caiu de mau jeito e machucou o tornozelo esquerdo. Saiu mancando e emocionada do Stade de France, mas sabe que fez história!

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Paris 2024