O brasileiro Caio Bonfim entrou para a história do atletismo brasileiro ao conquistar nesta quinta-feira a primeira medalha do país na marcha atlética dos Jogos Olímpicos. O atleta brasiliense conquistou a prata em Paris-2024 ao completar a prova de 20 km em 1h19min09s. Ele ficou atrás apenas do equatoriano Brian Pintado, que faturou o ouro, com 1h18min55s. O espanhol Alvaro Martin completou o pódio, com 1h19min11s.
- STU: Kalani Konig se garante na final e conquista o título
- Pepê Gonçalves e Omira Estácia levam o BR de caiaque cross
- Brasil é vice após perder para a Argentina no Sul-Americano
- Grêmio conquista pela 5ª vez o campeonato gaúcho feminino
- Botas, de Damiris Dantas, perde para o líder da Liga Turca
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Caio conquista a medalha olímpica oito anos depois de ter sido quarto colocado na Rio-2016. Ele tem 33 anos e também acumula medalhas de bronze nos Mundiais de 2017 e de 2023.
COMEÇO FORTE
Caio Bonfim saltou na frente logo na largada. Cruzou o primeiro quilômetro na primeira colocação, mas chegou a ser advertido pela arbitragem por algum movimento irregular. Aos poucos, entretanto, foi desacelerando. Chegou a cair para o 35º lugar no km 5. Será que tinha exagerado na dose no começo? Não! Fazia parte da estratégia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Aos poucos, Caio Bonfim foi apertando o ritmo. Exatamente na metade da prova, no km 10, mostrou de novo sua cara na liderança da corrida. Mas ainda não era necessário ficar ali na frente. O importante era se manter no pelotão. No km 12, caiu para 19º, mas estava a apenas dois segundos do primeiro colocado. Dois quilômetros depois, voltou a acelerar logo depois completar a volta, ultrapassou o equatoriano Brian Pintado para novamente ficar em primeiro lugar.
A partir do km 15 começou a se definir quem seriam os atletas que efetivamente brigariam por medalha. O pelotão da frente agora tinha apenas dez atletas com o italiano Massimo Stano na liderança e Caio Bonfim na quinta colocação.
RETA FINAL
No km 16, o brasileiro ficou um pouco para trás. Os seis primeiros passaram separados por apenas um segundo, enquanto Caio Bonfim caiu para nono, três segundos atrás do líder. Foi apenas um susto! Na volta seguinte, ele acelerou de novo, voltou a deixar os concorrentes para trás e assumiu novamente a liderança.
Neste momento, apenas três atletas conseguiam acompanhar Caio Bonfim. Além de Massimo Stano, o equatoriano Brian Pintado e o espanhol Álvaro Martin. Faltando dois quilômetros para o fim, Brian Pintado assumiu a liderança com o brasileiro na cola dele.
Na passagem do km 19, Massimo Stano ficou para trás e restaram apenas três na briga pela medalha de ouro. Brian Pintado pulou para a frente e não foi mais alcançado, mas Caio Bonfim se manteve firme e conseguiu cruzar a linha de chegada em segundo lugar.