Mais três nomes na delegação! A Corte Arbitral do Esporte (CAS) liberou os brasileiros Hygor Gabriel Bezerra, Lívia Avancini e Max Batista, classificados pelo país no atletismo, a competirem nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Agora, o Time Brasil chegou na marca de 277 atletas na capital francesa, igualando o número de presentes em Pequim-2008.
+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP
A decisão saiu na manhã desta sexta-feira (26), no horário de Brasília, e tarde em Paris. Eles haviam sido impedidos de disputar o evento por não atenderem uma exigência da World Athletics ao Brasil, que, através da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), recorreu a liberação dos atletas ao CAS e obteve sucesso. Lívia e Max competirão nas provas do arremesso de peso e da marcha atlética 20km, respectivamente, enquanto Hygor fará parte da equipe masculina do revezamento 4x100m rasos.
- Heitor e Vinicius param em rodada dos 18, na Índia
- Rayssa Leal lidera a bateria e avança para a final da SLS Tóquio
- Wiggins marca 30 e os Warriors vencem Pelicans
- Superliga: Brasília emplaca 3ª vitória seguida; Fla perde de novo
- ‘Edsons’ ficam em 8º lugar no Pan-Americano de bobsled
Sobre o caso
Em março deste ano, a World Athletics, entidade máxima que gere o atletismo no mundo, colocou o Brasil e outros três países (Equador, Peru e Portugal) em uma lista de alto risco de doping. Isso porque, a WA julgou que estas nações estavam realizando um baixo número de testes antidoping fora do período de competição, principalmente antes da disputa do Mundial de Budapeste da modalidade, realizado no ano passado.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Assim, passou a ser exigido ao Brasil que, para seus atletas estarem aptos para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris-2-024, eles precisariam ter feito pelo menos três testes antidoping surpresas fora de competição (com intervalo de 21 dias entre eles) nos 10 meses anteriores ao último dia 4 de julho, quando encerrou o período de classificação do atletismo.
Após a divulgação dos atletas convocados, Hygor Gabriel Bezerra, Lívia Avancini e Max Batista apareceram fora da lista do Brasil, por justamente não atenderem os requisitos impostos pela World Athletics. Inclusive, na live de convocação, Wlamir Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, anunciou que a entidade iria entrar com recurso na Corte Arbitral do Esporte para liberar o trio.
“A Livia e o Max fizeram quatro testes e o Hygor, três. Porém, no caso da Livia e do Max, dois testes não tiveram o intervalo de 21 dias e um destes foi realizado em competição. E do Hygor, foram dois em competição e somente um fora de competição”, falou o presidente na época (9 de julho). Agora, os três receberam autorização do CAS e estarão presentes nas disputas dos Jogos de Paris-2024.
Classificação para Paris
Lívia Avancini se classificou para a prova do arremesso de peso através do ranking olímpico internacional e representará o Brasil ao lado de Ana Caroline Silva. O mesmo ocorreu com Max Batista, que confirmou sua vaga pelo ranking e estará presente na disputa da marcha atlética 20km, juntamente com Caio Bonfim e Matheus Corrêa. Por fim, Hygor Gabriel carimbou seu passaporte com a medalha de prata na final dos 100m rasos do Troféu Brasil de atletismo, o que o garantiu no time brasileiro do revezamento 4x100m.