O atletismo brasileiro fechou, neste domingo (14), o Campeonato Sul-Americano Sub-20 com chave de ouro. Este era o último dia de competições do evento sediado em Lima, no Peru, e contou com mais 13 conquistas de medalhas para o país (três ouros, três pratas e cinco bronzes). Assim, o Brasil fechou o torneio com 39 medalhas no total, sendo o grande vencedor do quadro geral com 368 pontos.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Ouros deste domingo
O primeiro ouro do dia veio nos 3000 metros com obstáculos masculino. Por lá, Samuel Costa Santana se sagrou campeão após completar o percurso em 9min08s79, cerca de cinco segundos à frente do argentino Guerrero Leonardo. Outro brasileiro esteve presente na prova, mas sem conquistar medalhas. Gustavo Almeida da Silva marcou o tempo de 9min49s53 e ficou na 6ª colocação.
Amanda Miranda da Silva foi a outra atleta do Brasil campeã neste domingo. Ela venceu a final dos 400 metros com barreiras feminino após anotar o tempo de 59s63. A colombiana Loboa Sastre Paola Andrea veio logo atrás com a marca de 1min00s13, enquanto a argentina Bernard Stilling Helen fechou o pódio com 1min00s19. A brasileira Nykolli Alves Da Silva Rangel fez uma boa provamas chegou cerca de um segundo depois para ficar em 4º lugar.
Vanessa Sena dos Santos conquistou a terceira dourada do dia no salto em distância feminino. Ela pulou 6,17m,doze centímetros a mais que a colombiana Dana Jimenez e conquistou o título. Em seguida veio a Zanolli Victoria com 5,84m, dois centímetros a mais que a brasileira Isabela Beatriz Teixeira, que ficou em quarto lugar.
Chuva de medalhas
O Brasil ainda conseguiu conquistar três pódios duplos nas provas de 200 metros rasos masculino, 800 metros rasos feminino, salto em altura feminino. Nos 200m, Wesley Henrique Dionisio fez o tempo de 21s66 para ficar com a prata, enquanto Paulo Henrique Pedroso ficou com o bronze pela marca de 21s73. O chileno Aravena Catil Benjamín levou o ouro com o tempo de 21s62, quatro centésimos de segundo à frente do brasileiro.
Já na prova feminina, Sabrina Gabrieli Pena percorreu os 800 metros em 2min08s57 para levar a prata. Cerca de meio segundo depois veio Luise Rosa Braga para ficar com o bronze. Por fim, a equatoriana Conde de Frankerberg Isabel sobrou na prova, fez a marca de 2min06s e faturou a dourada.
No salto em altura, Maria Eduarda de Oliveira saltou 1,76m e ficou com a medalha de prata, enquanto Luisa Lummertz Colares saltou 1,70m para levar o bronze. A campeã da prova foi a colombiana Arboleda Maris, que teve a marca de 1,82m para faturar o ouro. Por fim, no lançamento de disco feminino, e Samanta Santos da Silva Lopes lançou em 46,78 m e ficou com o bronze.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Preparação para o Mundial
O Sul-Americano Sub-20 é uma oportunidade para que os atletas brasileiros lutem por qualificação para o Mundial da categoria, evento que também acontecerá em Lima, de 27 a 31 de de agosto. Até o momento, 27 atletas, sendo dez mulheres e 17 homens, já alcançaram os índices estabelecidos pela World Athletics.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK