O Brasil começou o Campeonato Sul-Americano sub-20 de atletismo do melhor jeito: conquistando medalhas. Nesta sexta-feira (12), primeiro dia de competição em Lima, capital do Peru, o país subiu ao pódio sete vezes. O destaque ficou com Pedro Henrique dos Santos, campeão no salto com vara.
+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
A primeira, e única, medalha de ouro do dia veio no salto com vara masculino. Pedro Henrique dos Santos fez 4,70m como sua melhor marca para subir ao lugar mais alto do pódio. O colombiano Felipe Torres levou a prata com 4,40m. Os demais atletas da prova não conseguiram nenhuma marca. Foi o caso do também brasileiro Kauan Batista.
Pratas
No salto triplo masculino, Gilvan Ribeiro da Costa levou a prata saltando para 15,52m. Mikael Pochini ficou perto do pódio e fechou em 4º lugar marcando 14,91m. O colombiano David Theran levou o ouro com 15s56m, enquanto o bronze terminou com o equatoriano Jair Chila com 14,98m.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Outra medalha prateada veio no lançamento de dardo. Arthur Curvo ficou em segundo lugar fazendo 71,90m. Alex Boher fez 63,27m e ficou com a 4ª posição. o equatoriano Ariel Torres lançou para 73,21 e ficou com a medalha de ouro. O pódio foi completado pelo venezuelano Orlando Guzman fazendo 67,70m. Na versão feminina da prova, a brasileira Branca Haile não competiu.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, X, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Alberto Rodrigues fez sua melhor marca da carreira para garantir a medalha de prata no lançamento de disco. Com 58,56m, ele só ficou atrás de Juan Montaño, da Colômbia, que levou o ouro. O chileno Alan Fell ficou com o bronze marcando 53,88m. Outro brasileiro na prova, Luan Braz fechou em 4º lugar com 53,60m.
Bronzes
Nos 1500m feminino, o Brasil conquistou a medalha de bronze com Luise Braga. Ela completou a distância em 4min28s96 e só ficou atrás das equatorianas Lily Caisalitin (4min28s30) e Vanessa Caisalitin (4min28s07). Outra brasileira na prova, Helena Valério chegou em 6º lugar com 4min41s92. Na versão masculina da prova, Bryam Nikson Alves fechou com a mesma posição, marcando 3min59s53.
Nos 100m rasos feminino, Vanessa Sena levou o bronze em uma disputa acirrada. Ela marcou 11s86, enquanto a também brasileira Hakelly Maximiano da Silva ficou em quarto com 11s88. Na versão masculina da prova, Wesley da Silva e Paulo Henrique Batista tiveram problemas na largada e ficaram fora do pódio.
Demais resultados
Nos 10000m da marcha atlética masculina, Klaubert Franca teve um bom começo de prova, mas acabou pegando uma punição e fechou com o 5º lugar. Nas classificatórias dos 400m rasos feminino, Julia Aparecida Ribeiro se classificou para final ao vencer sua bateria com 54s56.
Nos 5000m metros feminino, Kauane Joaquim chegou em 4º lugar, enquanto Luisa Monteiro de Almeida fechou com a 5ª posição. Na prova masculina, Samuel Santana e Gustavo Costa também não conseguiram subir ao pódio.
As próximas provas do Campeonato Sul-Americano sub-20 de Atletismo acontecem neste sábado (12), a partir das 11h (horário de Brasília). A competição segue até o próximo domingo (14).