8 5
Siga o OTD

Atletismo

Caio Bonfim bate recorde sul-americano no Troféu Brasil

Atleta do CASO-DF finalizou a prova da marcha atlética 20km no tempo de 1h19min52s, quebrando a marca do continente nas pistas

Caio Bonfim com a sua medalha de ouro no Troféu Brasil de atletismo (Wagner Carmo/CBAt)
Caio Bonfim com a sua medalha de ouro no Troféu Brasil de atletismo (Wagner Carmo/CBAt)

Na primeira sessão da abertura do Troféu Brasil, um atleta já conseguiu estabelecer um novo recorde sul-americano nas pistas do CT Paralímpico, em São Paulo. Caio Bonfim, na prova da marcha atlética 20km, conquistou mais um título nacional, às vésperas da sua ida para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. No feminino, Viviane Lyra, também classificada ao evento multiesportivo, subiu no lugar mais alto do pódio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Representando a equipe do CASO-DF, Caio completou o percurso no tempo de 1h19min52s, obtendo o melhor resultado de um atleta da América do Sul na história da prova nas pistas. “Queria me testar em uma prova de pista, é importante antes da Olimpíada. Eu fico feliz, quando um cara de 33 anos tá ganhando de um cara de 21. Conseguimos subir esse degrau e vamos ajustar os últimos detalhes para essa Olimpíada”, destacou Bonfim. Max Batista dos Santos (1h20min24s), também do CASO, e Matheus Corrêa (1h20min51s), do AA Blumenau-SC, completaram o pódio. Ambos estão próximos da vaga olímpica através da classificação pelo ranking mundial.

Viviane Lyra leva o ouro na marcha atlética 20km feminina

Viviane Lyra posando com a medalha de ouro no primeiro dia do Troféu Brasil de atletismo (Wagner Carmo/CBAt)

Entre as mulheres, a grande campeã da marcha atlética 20km foi a carioca Viviane Lyra, do Praia Clube-MG. Ela finalizou o trajeto no tempo de 1h30min38s, superando a experiente Érica Sena (Pinheiros-SP), que acabou na segunda colocação (1h32min06s). As duas já estão com as vagas garantidas para os Jogos de Paris. Outra que se aproximou da classificação foi Gabriela Muniz (CASO-DF), terceira colocada com 1h34min34s e que irá ganhar algumas posições no ranking mundial.

Primeiras provas do decatlo e algumas classificatórias

Na sessão de abertura do torneio, aconteceram as três primeiras provas da disputa do decatlo. Nos 100m rasos, melhor tempo para Felipe dos Santos, do Pinheiros, com 10s703, contra 10s707 de José Fernando Ferreira, o Balotelli, do Praia. Já no salto em distância, a primeira posição ficou com Lucas Catanhede, também do Pinheiros, que saltou a marca de 7,26m. Por fim, no arremesso de peso, Balotelli levou a melhor e finalizou com 15,07m.

Nos 100m rasos, a prova mais nobre do atletismo, foram definidos todos os semifinalistas do Troféu Brasil. Entre os homens, 12 atletas se classificaram, enquanto os 12 melhores tempos de inscrição já possuíam vaga garantida na próxima fase. Melhor marca para Lucas Rocha (10s48), do Centro Olímpico-SP. A mesma dinâmica ocorreu no feminino, que viu a jovem Hakelly da Silva, de apenas 15 anos, obter o resultado mais positivo da pista com 11s87.

Do mesmo modo, nos 400m masculino, 13 competidores se juntaram aos 10 pré-classificados e disputarão a fase de semifinal na segunda sessão desta quinta-feira (27). Melhor marca para Anderson Henriques, do UCA-SC, com 47s17. Ainda entre os homens, mas agora no lançamento do disco, Alberto Filho (Nipo Brasileira Araçatuba-SP) finalizou em primeiro com 50,26m e avançou à decisão. Na última prova do período da manhã, Agnys Ribeiro, da FECAM/ASSERCAM-PR, liderou a disputa do lançamento do martelo, alcançando a distância de 55,12m e se classificando para a final.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Atletismo