Seis dias depois de alcançar 6,75 m e fazer sua melhor marca na carreira, Eliane Martins só fez três dos seis saltos nesta terça-feira e ficou em quinto lugar no salto em distância no Meeting Internacional de Villa de Bilbao, na Espanha. Nos Paavo Nurmi Games, na Finlândia, os brasileiros não foram bem nos 110 m com barreiras. Enquanto Eduardo de Deus terminou em oitavo lugar, Rafael Pereira sequer conseguiu se classificar para a final.
A marca obtida na quarta-feira da semana passada no Meeting de Guadalajara, também na Espanha, foi apenas 11 cm abaixo do índice para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Por conta disso, havia a expectatvia de que Eliane Martins pudesse repetir o bom resultado. Desta vez, no entanto, Eliane só saltou três vezes e alcançou apenas 6,35 m como melhor marca. Depois disso, ela abandonou a prova e, mesmo não usando suas últimas três tentativas, terminou em quinto lugar. A medalha de ouro do salto em distância feminino foi conquistada pela cubana Hayla Herrera, que marcou 6,62 m.
Paavo Nurmi
Já no Paavo Nurmi Games, Rafael Pereira, que já está garantido nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 nos 110 m com barreiras, decepcionou nas eliminatórias e não passou para a final da prova. Ele marcou 13s87 e terminou em nono lugar na classificação geral.
Eduardo de Deus, por sua vez, avançou para a final com o quinto melhor tempo ao cravar 13s56. Na decisão das medalhas, entretanto, ele foi mal e terminou apenas em oitavo lugar com 13s72. Os tempos foram bem abaixo dos 13s30, que ele tem como melhor marca na temporada, e dos 13s27 do índice olímpico. A medalha de ouro foi conquistada pelo jamaicano Osmar McLeod, que venceu a prova com 13s25, sua melhor marca no ano. O belga Elie Bacari ficou com a prata com 13s38, seu recorde pessoal. O finlandês Elmo Lakka completou o pódio com 13s45.
- Brasil marca 37.200 e faz sua melhor nota do ciclo nos cinco arcos
- Yago Dora pega melhor onda da final, mas é vice em El Salvador
- Marat Garipov perde todas as lutas no Ranking Series da Hungria
- Gustavo Carneiro conquista o título do Open de Cagnes
- Yuri Mansur é top-30 no Grand Prix de saltos em La Baule
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, X, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Dois bronzes
Apeasar dos resultados não terem sido os melhores nas provas que valem vaga para Paris-2024, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze em provas não olímpicas com Flávia Maria de Lima nos 600 m rasos feminino e Leonardo Santos nos 1000 m masculino do no Meeting Internacional de Villa de Bilbao.
Flávia Maria de Lima marcou 1min25s24 para ficar com o bronze nos 600 m rasos feminino. A também brasileira Jaqueline Weber terminou em oitavo lugar. A australiana Bendere Oboya (1m24s53) e a cingalesa Tharushi Karunarathna (1m24s84) ficaram, respectivamente, nas duas primeiras colocações.
Nos 1000m masculino, faltou pouco para uma dobradinha brasileira no pódio. Isso porque Leonardo Santos terminou em terceiro, com o tempo de 2m20s59, e Leandro Alves fechou em quinto, com 2m22s73. Os dois primeiros foram Mohamed Attaoui (2m15s03) e Ronaldo Olivo (2m20s12).
Por fim, na final B do 600m feminino, Uhuru Figueira terminou na primeira colocação, com o tempo de 1m27s67.