Dois jovens velocistas já conquistaram títulos na base com o Campeonato Brasileiro Sub-20 de Atletismo. Os destaques deste domingo foram Hakelly da Silva e Paulo Henrique Batista, que venceram as provas de 200m. Além disso, Julia Calabretti conquistou o título no salto com vara e garantiu índice para disputar o Mundial da categoria. Bryan Alves foi ouro nos 1500m, após já ter conquistado título nos 800m.
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
Jovens velocistas se classificam para Sul-Americano
Hakelly da Silva foi a grande campeã na prova dos 200m feminino. Ela fez marca de 24s45 e conquistou mais um título, uma vez que foi ouro nos 100m. A atleta de 15 anos começou a treinar há um ano e venceu os Brasileiros Sub-16 (75 m e 250 m), Sub-18 e agora Sub-20 (nos 100 m e 200 m). “Minha expectativa era grande, de melhorar o meu tempo (24.33), mas a medalha de ouro está no peito e fico muito feliz. Sonho com melhorar cada vez mais, nunca está bom”, confessou Hakelly. Letícia Lopes fez tempo de 24s86, ficando com a prata, enquanto o bronze foi para Larissa de Jesus com 25s05.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Já no naipe masculino da prova, outro campeão dos 100m voltou para a pista para também faturar o título nos 200m. Paulo Henrique Batista fez tempo de 21s19 e subiu no lugar mais lato do pódio. O pódio foi completado com Wesley da Silva com tempo de 21s60 e Angelo Conceição que fez 21s91. “Eu estava confiante, vindo de boas competições. Foi bom, mas quero tentar baixar a marca em uma prova que vou fazer em São Paulo e no Troféu Brasil de Atletismo. Acho que correr com os melhores do Brasil vai ajudar, impulsionar para eu buscar melhores marcas”, disse Paulo Henrique. A competição será de 27 a 30 de junho e terá atletas de todo o país competindo na categoria adulta.
Ambos os velocistas levaram as vagas nas duas provas na seleção brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano de Lima, de 12 a 14 de julho. Eles ainda têm índices para o Campeonato Mundial Sub-20, também em Lima, de 26 a 31 de agosto. Paulo Henrique têm índices nos 100m e 200m, enquanto Hakelly se garantiu nos 200m.
Julia Calabretti faz índice para Mundial Sub-20
No campo, Julia Calabretti foi o destaque do último dia de competição. No salto com vara, a paulista saltou para 4,03m, alcançando o índice para disputar o Campeonato Mundial Sub-20. É também a segunda melhor marca da história do do Brasil na categoria, atrás apenas de Izabel De Marco, com 4,10m.
“Ela tem sim a Fabiana Murer (recordista sul-americana) como inspiração e mesmo as meninas da atualidade como a Izabel e a Juliana Campos. Vamos passo a passo, mas acho que pode evoluir muito”, disse Alexandre Morato, treinador da jovem atleta.
Bryan Alves leva 1500m
Após ter conquistado o ouro nos 800m, Bryan Alves também levou o título nos 1500m neste domingo. O atleta fez marca de 3min55s77, garantindo o ouro. “Venho treinando desde o início da temporada para ir bem neste Brasileiro e estou feliz porque sei que já sou inspiração para os ‘peixeiros’ e os meninos do projeto”, brincou o campeão, referindo-se aos moradores de Itajaí, Santa Catarina. A prata ficou com Pedro Henrique de Freitas com 4min00s04, enquanto Luan dos Santos fechou o pódio com 4min01s14.