Wallison Fortes não pensou duas vezes antes de se jogar para conquistar a medalha de ouro nos 200m T64 no Mundial de Atletismo Paralímpico disputado em Kobe, no Japão. O brasileiro liderou boa parte da prova dedicada a atletas com amputação unilateral abaixo do joelho, realizada neste sábado (25). Ele foi ultrapassado nos últimos metros pelo italiano Francesco Loragno, que fez o melhor tempo pessoal ao cravar 22s97. Pouco depois da prova, o atleta europeu foi desqualificado por pisar na linha.
“Foi uma bela estreia em Mundiais. Não é mérito só meu. É de toda a equipe. Foi um momento muito díficil, ver a nossa casa muito afetada pela chuva, meus pais passando por aquela situação. Mas isso me encourajou”, desabafou o atleta que nasceu em Eldorado do Sul, um dos locais mais impactados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
- Cristian Ribera divide ouro com chinês na Copa do Mundo
- Praia Clube vence segunda e encaminha classificação no Mundial
- Minas inicia bem, vê reação do Praia, mas vence no tie-break
- Crescenzi marca 23 pontos e amplia série invicta do Paulistano
- Grêmio bate Athletico e se aproxima de final da Ladies Cup
Wallison chegou ao Mundial como detentos dos recordes brasileiros nos 100m, 200m e 400m T64. Ele concluiu a prova em Kobe com o tempo de 23s11. O pódio foi completado por Kengo Oshima, do Japão, além de Mitchell Joynt, da Nova Zelândia.
Recorde
O Brasil encerrou a participação em Kobe com o melhor desempenho na história em Mundiais de Atletismo Paralímpico. Foram conquistadas 42 medalhas, sendo 19 de ouro, 12 de prata e 11 de bronze.
Só a China conquistou medalhas do que a delegação brasileira. Os chineses levaram para casa 87 medalhas. Foram 33 ouros, 30 pratas e 24 bronzes.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK