O Brasil ficou sem medalhas na sessão da manhã desta sexta-feira (noite de quinta, 23 de maio), no Mundial de Atletismo Paralímpico em Kobe no Japão. Beth Gomes e Izabela Campos competiram contra atletas de uma classe mais alta das suas e, por isso, não conseguiram um lugar no pódio, ficando em sexto lugar. Beth competiu no lançamento do dardo, enquanto Izabela entrou em ação no arremesso do peso.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Beth Gomes da classe F53 (atletas cadeirantes) competiu na final do lançamento do dardo F54, como única atleta da categoria mais baixa. Recordista mundial da prova na F53, Beth Gomes conseguiu um lançamento de 13,18m para quebrar o recorde do campeonato, ficando apenas 49cm atrás do seu recorde mundial. Mas na classificação geral, Beth ficou na sexta posição. A campeã da prova foi a uzbeque Nurkhon Kurbanova, que quebrou o recorde mundial da classe F54 com 20,73m. A prata foi para a nigeriana Flora Ugwunwa (19,33m), enquanto a iraniana Elham Salehi levou o bronze (16,61m).
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
Outras provas
Izabela Campos passou por algo parecido no arremesso do peso. A brasileira é da classe F11 (atletas com deficiência visual) e competiu na disputa da categoria F12. Ela conseguiu sua melhor marca da temporada com 10,12m e terminou na sexta posição (a terceira melhor entre as atletas da F11). A uzbeque Safiya Burkhanova foi a vencedora da prova com 13,05m. A China fez uma dobradinha com prata para Zhao Yuping (12,71m) e bronze para Xue Enhui (11,00m).
Nas classificatórias dos 200m T64 (atletas amputados), Wallison Fortes venceu a sua bateria com um tempo de 22s78, avançando assim para a final com o melhor tempo das eliminatórias. Rayane Soares foi a mais rápida nas classificatórias dos 400m T13 (atletas com deficiência visual). Ela completou a sua bateria em 56s19 para garantir sua vaga na final da prova.