O Brasil garantiu mais uma medalha no Mundial de Atletismo Paralímpico em Kobe, no Japão. Na noite desta quinta-feira (22, dia 23 na hora local), Mateus Evangelista ficou em terceiro lugar na disputa do salto em distância F37. Em uma final acirrada, o brasileiro ficou a 13 centímetros da medalha de ouro e perdeu a prata no desempate por apenas um centímetro. Na outra final com brasileiro dessa sessão, Aser Ramos ficou em sétimos nos 100m T36.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Mateus Evangelista levou o bronze em uma disputa acirrada no salto em distância da classe T37 (atletas com paralisia cerebral). Já na primeira rodada, Muhammad Nasri, da Malásia, foi apra a liderança com 6,13m. O brasileiro fez 6,01m, enquanto o grego Konstantinos Kamaras conseguiu um salto de 6,00m. Na rodada final, o atleta da Grécia conseguiu um salto de 6,01m. Com Mateus e Konstantinos empatados, o desempate veio no segundo melhor salto de cada atleta. O grego teve um 6,00m, enquanto o brasileiro teve 5,99m ficando com o bronze.
Outras provas
Em seguida, aconteceu a final dos 100m T36 (atletas com paralisia cerebral), com Aser Ramos representando o Brasil. Ele fez um tempo de 12s80, terminando na sétima posição. A China fez uma dobradinha com ouro para Deng Peicheng, com 11s95, e prata para Yang Yifei, com 12s35. O argelino Mokhtar Didane ficou em terceiro lugar, com um tempo de 12s35.
- Lucas Atauri é convocado após Raulzinho pedir dispensa
- Brasil perde da Argentina na estreia do Sul-Americano
- Gabi Guimarães marca 15 pontos em vitória do Conegliano
- Oscar Gutierrez perde após tie-break infinito na Itália
- Vasco deslancha no fim e vence Corinthians em São Januário
O Brasil ainda participou em mais duas provas classificatórias. Nos 200m T11 (atletas cegas), Thalita Simplício venceu sua bateria, com 25s68, enquanto Jerusa Geber ganhou outra série com 26s03. A dupla avançou para a final, onde irão desagiar a chinesa Liu Cuiqing, dona do recorde mundial e que foi a mais rápida das eliminatórias com 25s13. Por fim, nos 400m T54 (atletas cadeirantes), Aline Rocha ficou em quinto lugar na sua bateria, com 57s87, terminando em nono na classificação geral e fora da final.