A partir deste sábado (4), o Brasil vai disputar o Campeonato Mundial de Revezamentos de Nassau, nas Bahamas. A competição acontece no Estádio Nacional Thomas A. Robinson até o próximo domingo (5) e é classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. A seleção brasileira composta por 22 atletas e cinco equipes, saindo da Flórida (EUA) e São Paulo, viajou para a sede do evento na última quinta-feira (2). Confira a convocação completa aqui.
Os integrantes do revezamento 4x100m masculino viajaram dos Estados Unidos para Bahamas. A equipe que vai buscar a medalha, assim como a vaga olímpica, vai contar com: Erik Cardoso, Felipe Bardi, Gabriel dos Santos Garcia, Rodrigo Pereira do Nascimento, Paulo André Camilo e Renan Gallina.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
“Fizemos um bom camping na Flórida, com boas instalações e logística para o treinamento e refeições. Foi bem assertiva a escolha porque também encontramos um bom nível de competições, com séries fortes. Fizemos treinos bons, com evolução na velocidade de passagem do bastão, e estamos confiantes no nosso objetivo que é a vaga olímpica”, disse Victor Fernandes, treinador-coordenador pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
4x100m feminino
Para o revezamento 4x100m feminino viajaram as velocistas Ana Azevedo, Gabriela Silva Mourão, Lorraine Martins e Vitória Rosa, além de Gabriela Aline Grunow. Anny Caroline de Bassi assegurou convocação para os três revezamentos 4x100m e 4x400m, feminino, e 4×400 m misto. Mesmo assim, será escalada no time dos 400m.
“A Vitória Rosa vem fazendo bons resultados neste início de temporada, assim como a Ana Azevedo e isso só facilita o nosso trabalho. Juntamente com as outras meninas, a Lorraine Martins voltando de lesão e agora em boa fase, acreditamos numa boa performance”, comentou o treinador Renan da Mota Valdiero.
O Mundial
O Mundial da Bahamas vai qualificar 14 equipes para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto. O critério estabelecido pela World Athletics (Federação Internacional) visa dar mais oportunidade de qualificação aos países. O ‘round 1’ conta com 32 equipes participantes divididas em quatro séries. Os dois primeiros de cada uma, oito equipes, garantem vaga olímpica, assim como avançam para a decisão do Mundial de Revezamentos. Além disso, os demais 24 times terão a oportunidade de fazer o ‘round 2’ de disputas que qualificará mais seis quartetos, duas por série.
*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)