A seleção brasileira está pronta para disputar o Mundial de Marcha Atlética por Equipes, em Antalya, na Turquia, neste domingo (21). O país contará com a presença de 21 atletas, sendo seis no feminino e oito no masculino. A competição será classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 na prova da maratona em revezamento misto, que fará sua estreia no megaevento.
- Conegliano bate Milano e Gabi põe Brasil em decisão do Mundial
- Praia ensaia reação, mas é derrotado pela sensação do Mundial
- Após início terrível, Fluminense acorda e vence Barueri
- Bryan Monte é artilheiro em 12º triunfo do Montpellier no Francês
- Caso de racismo encerra Grêmio e River Plate na Ladies Cup
O Brasil terá duas duplas no revezamento misto: Caio Bonfim/Viviane Lyra e Gabriela Muniz/Max Batista. A prova envolve equipes de um homem e uma mulher que completarão a distância da maratona (42,195km), em etapas de 12,195km (homem), 10km (mulher), 10km (homem) e 10km (mulher). As primeiras 22 equipes se classificarão para Paris-2024 – cinco países podem classificar duas duplas.
Caio Bonfim e Viviane Santana Lyra já experimentaram uma vez a prova que também estreia no programa do Mundial. A dupla foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, com 3h02min14s. Caio e Viviane já têm vagas olímpicas nas provas individuais dos 20km. Eles vêm de boas participações no Grand Prix de Podebrady, na República Tcheca, no início do mês.
“Acredito sim que possamos conquistar essa vaga e o sentimento é de muita esperança. Vamos dar o nosso melhor para representar bem o Brasil”, observou Caio Bonfim. “Será uma grande honra representar o nosso país ao lado desta grande fera da marcha atlética, que é o Caio Bonfim. A expectativa é conquistar uma vaga para o Brasil entre as melhores duplas do mundo”, afirmou Viviane Lyra.
Novas metas
Gabi Muniz também estava na expectativa de competir na nova prova e aprovou a decisão da comissão técnica, tomada em Antalya. “Eu tive dengue, mas me recuperei e posso dizer que a temporada começou pra mim no Troféu Adhemar Ferreira da Silva, neste mês de abril, quando consegui voltar e me senti bem”, disse Gabi.
Para a recordista brasileira dos 20km, Erica Sena, que também já tem vaga olímpica, o Mundial de Marcha Atlética será um teste de sua preparação para a Olimpíada. “Estou muito motivada para essa competição, espero que saia um bom resultado”, disse Érica, que terá na torcida o filho Kylian, que vai completar dois anos e a ajuda do marido e treinador Andrés Chocho.
Para Matheus Correa o Mundial é a oportunidade para brigar por índice. “Estou apostando no índice para o Mundial (1h20min10s) nos 20 km que pode sair em Antalya ou no Troféu Brasil. Vou brigar pela vaga olímpica”, comentou Matheus, feliz por estar com seu treinador Ivo da Silva, que tem uma vivência de 50 anos na marcha atlética. “É muito bom ele estar comigo aqui na Turquia”, disse Matheus.
Atletas brasileiros no Mundial de Marcha Atlética por Equipes:
Feminino
Viviane Lyra – Maratona em revezamento misto
Érica de Sena – 20km Adulto
Gabriela Muniz – Maratona em revezamento misto
Mayara Vicentainer – 20km Adulto
Gabrielly Cristina dos Santos – 20km Adulto
Thaliane Cruz – 10km Sub-20
Masculino
Caio Bonfim – Maratona em revezamento misto
Matheus Correa – 20km Adulto
Lucas Mazzo – 20km Adulto
Max Batista dos Santos – Maratona em revezamento misto
Paulo Henrique Ribeiro – 20km Adulto
Klaubert Emanoel – 10km Sub-20
João Paulo de Oliveira – 10km Sub-20
Santiago David Urbina – 10km Sub-20
*Da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)