O atleta Cícero Nobre, campeão dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, conquistou três ouros no Meeting Paralímpico Loterias Caixa da Paraíba, em João Pessoa. Ao todo, a competição contou com 344 esportistas nas modalidades de atletismo, natação, bocha, tiro com arco e tiro esportivo. Além de provas de alto rendimento, houve Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares, Universitárias, Militares e dos Intercentros.
No campo de atletismo da Vila Olímpica Parahyba, Cícero Nobre, da classe F57 (que competem sentados), subiu ao lugar mais alto do pódio em três oportunidades: arremesso de peso (11,90m), lançamento de disco (33,18m) e lançamento de dardo, sua principal prova, na qual ele registrou a marca de 48,17m – 1,70m abaixo dos 49,87m feitos no Parapan de Santiago, em novembro do ano passado, quando levou o ouro e quebrou o recorde das Américas. Além disso, nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, o paraibano foi bronze com um lançamento de 48,93m.
- Marília derrota o Gecebs e conquista o título da Taça Brasil
- Conegliano vence e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
“Fiquei satisfeito com o meu resultado. Estamos no início da temporada e essa foi a minha segunda competição apenas em 2024. Tenho certeza de que no Mundial de Kobe [em maio, no Japão], vou conseguir marcas melhores“, disse o atleta. Ele é um dos 50 atletas brasileiros convocados para o torneio na Ásia, que acontecerá entre os dias 17 e 25 do próximo mês. Inscrito na prova dos 400m, Petrúcio Ferreira, tricampeão mundial e bicampeão paralímpico nos 100m da classe T47 (deficiência nos membros superiores), sentiu um desconforto muscular e não correu neste sábado (13).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Outras modalidades
Na natação, duas atletas da classe S14 (deficiência intelectual) se destacaram. Soaryelly da Costa, do clube JR-SP, nadou os 100m peito em 1min39s57, enquanto Maria Cláudia da Cunha, da Sadef-RN, completou os 100 costas em 1min30s35. Na bocha, Ícaro Barbosa, da classe BC4 (atletas que não recebem auxílio), foi medalha de ouro e garantiu novamente sua participação na Fase Nacional das Paralimpíadas Escolares. Em 2023, ele ficou na quarta posição.
Por fim, o evento na capital paraibana teve as presenças de Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Jonas Freire, diretor de Esportes de Alto Rendimento do CPB, e Lindolfo Pires, secretário da Juventude, do Esporte e Lazer do Estado da Paraíba. O Meeting Paralímpico Loterias Caixa voltará a ser disputado daqui a duas semanas, no dia 27 de abril, com as etapas de Natal-RN e Vitória-ES.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro