O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a convocação de 50 atletas e 10 atletas-guia para a disputa do Mundial de atletismo paralímpico, que acontecerá na cidade de Kobe (Japão) entre os dias 17 e 25 de maio. A lista foi anunciada no próprio canal do CPB no YouTube por Yohansson Nascimento, vice-presidente da entidade, Jonas Freire, diretor de Esportes de Alto Rendimento, e João Paulo Cunha, coordenador da modalidade.
A competição no Japão será realizada no mesmo ano dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 após o Comitê Organizador Local (LOC, na sigla em inglês) solicitar ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) o adiamento do Mundial, que seria em 2021, devido à pandemia de coronavírus. Com isso, a cidade japonesa sediará o evento no ano posterior ao Mundial de Paris-2023, quando o Brasil teve seu melhor desempenho na história. Ao todo, foram 47 medalhas no total, sendo 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes.
- Estrela Vermelha perde e joga fora grande chance na Euroliga
- Brasil classifica mais seis para semifinais do Pan-Americano
- Aniversariante do dia, Donnians Oliveira vai às quartas em Palmas
- Pedro Sakamoto perde de chileno é eliminado em São Paulo
- Cirúrgico, São Paulo vence na semi da Copa do Brasil sub-20
“Temos uma seleção brasileira de atletismo muito forte porque temos um trabalho realizado concomitantemente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e pelos clubes. Por isso, queremos parabenizar também os clubes, que formam os atletas e dão oportunidades a eles iniciarem nas nossas modalidades por meio de competições como os Meetings Paralímpicos que acontecem em todo o território nacional neste ano”, afirmou o vice-presidente Yohansson Nascimento.
“É um momento especial para o esporte paralímpico e para o atletismo. Será um ano bastante diferente. É a primeira vez que um Mundial e os Jogos Paralímpicos acontecem no mesmo ano. Vai ser um grande teste para os atletas. Parabenizamos a todos, inclusive, aos atletas que não foram convocados pelo trabalho realizado”, acrescentou o diretor Jonas Freire.
Sobre a delegação
Em Kobe, a seleção brasileira de atletismo contará com uma delegação quase do mesmo tamanho da equipe que competiu na capital francesa no ano passado, quando o país teve 54 atletas e 11 atletas-guia. “Mais uma vez vamos para um Mundial com uma equipe forte, com atletas classificados até o quarto lugar do ranking mundial compilado, além de dois quintos colocados. Kobe será uma etapa importante para os atletas brasileiros competirem com os adversários que vão enfrentar nos Jogos Paralímpicos. Estamos confiantes para esta competição, mas principalmente visando os resultados para Paris-2024”, avaliou João Paulo Cunha, coordenador do atletismo no CPB.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Em relação à lista para Paris-2023, nove atletas são novidades na convocação desta segunda-feira (8). Entre eles, o acreano Edson Cavalcante, da classe T37 (paralisia cerebral), medalhista de bronze nos 100m nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016; os irmãos rondonienses Kesley e Ketyla Teodoro, ambos da classe T12 (deficiência visual); e a paranaense Aline Rocha, ouro nos 800m T53/T54 (competem em cadeira de rodas) no Parapan de Santiago.
“Essas mudanças aconteceram devido ao ranking, que é um dos nossos critérios de entrada pré-definidos de convocação. O ranking oscila bastante e isso é bom porque, desta maneira, não temos uma seleção permanente todo ano. Mas isso não significa que esses atletas também estejam garantidos em Paris”, explicou João Paulo Cunha.
Confira todos os convocados do Brasil para o Mundial de atletismo paralímpico
Alessandro Silva – F11
Aline Rocha – T54
André Rocha – F53
Antonia Keyla da Silva – T20
Ariosvaldo Fernandes – T53
Aser Ramos – T36
Bartolomeu Chaves – T37
Bruno Christian – T46
Christian Gabriel – T37
Cicero Nobre – F57
Claudiney Batista – T56
Daniel Martins – T20
Debora Lima – T20
Edenilson Floriani – F42
Edson Cavalcante – T37
Eduardo Pereira – F34
Elizabeth Gomes – F53
Felipe Gomes – T11
Fernanda Yara – T47
Giovanna Gonçalves – F32
Izabela Campos – F11
Jardênia Felix – T20
Jerusa Geber – T11
João Victor Teixeira – F37
José Alexandre Martins – T47
Júlio Cesar Agripino – T11
Kesley Teodoro – T12
Ketyla Teodoro – T12
Lorena Spoladore – T11
Lorraine Aguiar – T12
Lucas Lima – T46
Maria Clara Augusto – T47
Mateus Evangelista – T37
Matheus de Lima – T44
Petrúcio Ferreira – T47
Raissa Machado – F56
Rayane Soares – T13
Ricardo Mendonça – T37
Rodrigo Parreira – T36
Samuel Conceição – T20
Talita Simplício – T11
Thiago Paulino – F57
Verônica Hipólito – T36
Vinícius Rodrigues – T63
Vinicius Quintino – T72
Wallison Fortes – T64
Wanna Brito – F32
Washington Júnior – T47
Yeltsin Jacques – T11
Zileide Cassiano – T20
Atletas-guia
Antônio Henrique Lima
Edelson Avila
Felipe Veloso
Fernando Martins
Gabriel Garcia
Guilherme Ademilson
Jonas Lima
Micael dos Santos
Renato Ben Hur
Rodrigo Chieregatto