Siga o OTD

Atletismo

Matheus Lima e Anny Caroline de Bassi são destaques do Troféu Adhemar

O pódio foi formado pelo Clube Pinheiros em primeiro, logo em seguida veio o Praia Clube e para finalizar o ADC São Bernardo

(Alexandre Loureiro/COB)

O encerramento do Troféu Adhemar marcou este domingo (07). Os destaques da competição foram Matheus Lima que conseguiu o índice olímpico nos 400m com barreiras. Anny Caroline de Bassi também marcou presença ao bater o recorde catarinense, fazendo 51.78 nos 400m, passa assim a liderar o Ranking Brasileiro. O Clube Pinheiros, de São Paulo, foi o vencedor do Troféu Adhemar Ferreira da Silva ao conseguir terminar a competição com 268 pontos O Praia Clube-Exército-Futel, de Uberlândia, Minas Gerais, foi o vice-campeão, com 235 pontos. Por fim, o ADC São Bernardo ficou em completou o pódio da competição somando 129 pontos. 

“Estou extremamente feliz com a minha participação, estava treinando bem e graças a Deus consegui”, afirmou Anny de Bassi

O atleta do Ceará, Matheus Lima da Silva fez um novo índice para os Jogos Olímpicos de Paris, dessa vez nos 400 m com barreiras, na semifinal da prova, com 48.55.

São Paulo foi o estado que mais conquistou medalhas, foram ao todo 77, 22 de ouro, 25 de prata e 30 de bronze. Santa Catarina ficou em segundo lugar com 13 medalhas, 9 de ouro e 4 de prata. Minas Gerais conseguiu o terceiro lugar com 13 medalhas.

Provas do domingo 

O dia de hoje foi bastante agitado no atletismo, logo pela manhã na marcha atlética, Matheus Correa conseguiu fazer 1:21.28.94 e Gabi Muniz 1:38.32.46. Os dois finalizaram a prova da marcha atlética em primeiro lugar. Na parte da tarde, as medalhas continuaram aparecendo, na competição dos 110m com barreiras, Eduardo de Deus conquistou o ouro 13.35 (-2.3 m/s) no masculino. No feminino, a primeira colocação foi de Keciley Batista, com 13.20 (-0.6 m/s). Andressa Oliveira de Morais conquistou a medalha de ouro no lançamento do disco com a marca de 59,03 m. Nos 200m os campeões foram Lucas Conceição Villar com 20.79, e Gabriela Silva Mourao, com 23.94 (-1.6 m/s).

A prova que finalizou o dia foi o salto triplo, Kauam Kamal Aleixo Bento foi o vencedor no masculino ao conseguir 16.56 m, e no feminino, Gabriele Sousa dos Santos com 13,97 m.  As competições do Troféu Adhemar Ferreira da Silva estão sendo realizadas em Bragança Paulista. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK

O evento da categoria ‘E’ da World Athletics tem como objetivo para os brasileiros que estão na busca de pontos no Ranking da corrida olímpica até os Jogos em Paris deste ano. 

Os dois vencedores da marcha atlética declaram a importância da vaga para eles. “O objetivo da temporada é buscar o índice olímpico”, completou Gabi. Além dela, Matheus também falou sobre seu principal objetivo Mas foi um bom teste para saber como estou técnica e fisicamente pensando no Mundial de Marcha Atlética por Equipes e no Troféu Brasil. Quero marchar pelo índice olímpico”.

Eduardo de Deus também tem o mesmo foco, alcançar o índice olímpico na categoria: “Acredito que dá para bater não só o índice, como o recorde brasileiro. Já igualei o dos 60 m (com barreiras), agora a meta é igualar ou pelo menos bater o dos 110.”

Competições durante a manhã

Outros atletas também conseguiram subir ao pódio neste domingo, Max Batista Gonçalves dos Santos ficou em segundo lugar, com 1:22.21.16. O bronze foi conquistado por Lucas Mazzo, com 1:25.53.34.Por fim, ao fazer 1:39.30.69 Mayara Vicentainer conquistou a medalha de prata e Elianay Santana Barbosa a de bronze com 1:42.48.54.

Pódios da parte da tarde 

Além do ouro de Eduardo de Deus nos 110m com barreiras, Thiago Resende Ornelas dos Santos ficou em segundo lugar com 13.68. Por fim, Jonathas Brito levou o bronze ao fazer 13.84. No feminino, as medalhistas de prata e bronze nos 110m foram as brasileiras Lays Cristina Rodrigues Silva, com 13.52, e Adelly Oliveira Brito, com 13.55. No lançamento de disco, o segundo lugar ficou com a Lidiane Milena Cansian ao conseguir 51.31. Por fim, a terceira colocação foi de Gabriela Otsubo Camilo dos Santos, com 49.62.

Próximos eventos

O próximo desafio dos marchadores é ainda este mês, no dia 21 de abril vai acontecer o Mundial de Marcha Atlética por Equipes em Antalya, Turquia. O Ibero-Americano de Cuiabá, Mato Grosso, que será realizado de 10 a 12 de maio.

Mais em Atletismo