O sábado (6) foi de resultados importantes para o atletismo brasileiro. E alguns deles aconteceram na quarta etapa do Troféu Adhemar Ferreira da Silva. Além de Matheus Lima, que conseguiu o índice olímpico nos 400m com barreiras, o dia em Bragança Paulista ficou marcado por boas marcas e índices para o Campeonato Mundial Sub-20. O evento se encerra neste domingo (7) com mais 27 provas, divididas em dois períodos: manhã e tarde.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
A competição está sendo disputada no Centro Nacional de Treinamento e três atletas alcançaram índice para o Mundial Sub-20 de atletismo. São eles: Arthur Curvo, de 19 anos, que terminou em terceiro lugar no lançamento do dardo, com em 69,48m, Vinícius Moura Galeno, quarto colocado nos 400m, e Amanda Miranda da Silva em uma das séries de semifinal dos 400m com barreiras, com 59.04. Os três irão representar o Brasil no evento da categoria em Lima, no Peru, de 27 a 31 de agosto.
“Estou muito feliz por estar nessa competição com grandes atletas. Fazer o índice é muito importante para mim, essa é a terceira competição do ano e a terceira vez que bato o índice”, destacou Vinícius Galeno. O atleta retornou após um treino em Cochabamba, na Bolívia,. “Ficar na altitude ajudou na oxigenação e a melhorar o nível da competição. Voltei mais confiante e acredito que estou apto a competir”, concluiu o corredor.
Vitoriosos do sábado
As competições deste sábado do Troféu Adhemar Ferreira da Silva de atletismo foram finalizadas com a disputa do lançamento do dardo masculino. A medalha de ouro foi para Pedro Henrique Nunes, com a significativa marca de 80,02m, seguido por Luiz Maurício Dias da Silva, prata, com 77,84m, e pelo ganhador do bronze, Arthur Curvo, que registrou 69,48m.
Na prova dos 400m, o campeão foi Lucas da Silva Carvalho com 45.16. Natural de Santo André, o competidor já tem o índice olímpico com a marca de 44.79. Ele alcançou esse feito em meados de 2023, em São Paulo. Completaram o pódio desta prova Lucas Conceição Vilar, segundo colocado, com 45.81, e Vitor Hugo de Miranda, terceiro, com 46.41.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
E não foram só os brasileiros que foram bem. Nemata Nikiema, atleta de Burquina Faso, também se destacou quarta etapa do Troféu Adhemar Ferreira da Silva. O competidor africano subiu ao topo do pódio no salto em distância, com 6,66m. Ele está no Brasil há cinco anos e festejou bastante sua melhor marca pessoal. O saltador integra o grupo de treino de Nélio Moura, técnico da campeã olímpica Maurren Maggi (Pequim-2008).
O Troféu Adhemar Ferreira da Silva é uma competição categoria E da World Athletics na busca de pontos no ranking da corrida olímpica até os Jogos de Paris-2024, na França. O atletismo será disputado na Olimpíada de 1º a 11 de agosto. Esse evento também é uma homenagem ao bicampeão olímpico do salto triplo Adhemar Ferreira da Silva, vitorioso nas edições de Helsinque-1952 e Melbourne-1956.