O brasileiro André Rocha conquistou a medalha de ouro no lançamento de disco F52 (atletas que competem sentados) no Grand Prix de atletismo paralímpico, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na manhã desta quarta-feira (14). Ele marcou 20,08m para faturar a primeira láurea dourada do país na competição.
- Australian Open – Agenda e resultados dos brasileiros
- Warriors sofre, mas arranca vitória sobre Wizards pela NBA
- Bia Haddad avança às oitavas nas duplas do Australian Open
- CBTKD anuncia nova gestão para o ciclo olímpico de LA 2028
- Criciúma elimina Ferroviária e faz história na Copinha
Medalhista de bronze nesta prova no Mundial do ano passado, o brasileiro superou a concorrência do letão Aigars Apinis, que anotou 19,88m para ficar com a prata, e do lituano Kestutis Skucas, que anotou 14,92m e levou o bronze. Natural de Taubaté, André tem 46 anos de idade e ficou tetraplégico depois de cair de um muro.
Ainda nesta quarta-feira, o Brasil contou com a estreia de Giovanna Gonçalves em competições internacionais. Ela ficou na quarta colocação no arremesso de peso F32 (lesões encefálicas) com a marca de 5,06m. A ucraniana Anastasia Moskalenko levou o ouro com 6,41m, enquanto a emiradense Nura Alktebi (5,91m) e a argelina Mounia Casmi (5,46m) completaram o pódio.
Giovanna volta a competir na quinta-feira (15), último dia de Grand Prix de atletismo paralímpico. Ela disputará a prova de lançamento de club, que é a sua principal. Até aqui, o Brasil soma duas medalhas na competição. Além do ouro de André Rocha, o país foi ao pódio com Verônica Hipólito, que levou o bronze nos 200m da classe T36.