A Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, que acontecerá no próximo domingo (18), em Vitória-ES, reunirá 117 atletas de 34 clubes, representando 10 estados e o Distrito Federal. Além disso, a competição servirá como qualificatória para o Campeonato Sul-Americano, que será realizado no dia 10 de março, na região metropolitana de Recife-PE.
Abertura da temporada nacional para os marchadores brasileiros em 2024, a Copa Brasil é muito importante como preparação para a disputa do Campeonato Mundial por Equipes, em Antalya, na Turquia, no dia 21 de abril. Depois, em agosto, ocorrerá o principal torneio do ano: os Jogos Olímpicos de Paris, na capital francesa.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Assim, ao todo, a competição recebeu a inscrição de atletas do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal. Entre os participantes, destaques para Caio Bonfim e Viviane Santana Lyra, que já estão qualificados para as Olimpíadas nas provas de 20 km.
Caio, medalhista de bronze no último Mundial, é treinado pela mãe e ex-marchadora Gianetti Sena Bonfim e vai buscar o seu 13º título. Viviane, por sua vez, ainda não sabe se disputará os 20 ou os 35 km. “A decisão será de meu treinador”, disse a atleta, referindo-se ao técnico e marido Luís Paulo Ferreira Porto.
Sobre a competição
As 12 provas previstas para domingo acontecerão em um circuito na Avenida Dante Michelini, 2.400, na região da Mata da Praia. O público terá a oportunidade de assistir gratuitamente a tradicional especialidade olímpica. Ademais, a Copa Brasil terá transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da CBAt.
*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo