O Desafio CBAt Loterias Caixa abrirá, nesta quarta-feira (10), as competições nacionais da temporada de 2024. O objetivo é o de proporcionar aos atletas a oportunidade de conseguir marcas para a convocação visando o Campeonato Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia, em 27 e 28 de janeiro. A competição será no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, localizado na cidade de Bragança Paulista-SP, com entrada franca.
Os saltos com vara, em distância e triplo serão acontecem na pista indoor, exatamente como ocorre nas provas realizadas no inverno dentro dos calendários dos países europeus e da América do Norte. O Desafio CBAt Loterias Caixa se inicia às 14h, com a disputa da final por tempo dos 60m com barreiras masculino. Por fim, a última prova está marcada para às 17h10, com a realização da final dos 3.000m rasos masculino.
- Bala Loka avança à semifinal do Mundial de Freestyle Park
- Apresentada pela Movistar, Tota fala em ‘começo de bela jornada’
- Gaia Brunello estreia pelo Brasil com top-70 na IBU Cup
- Cristian Ribera divide ouro com chinês na Copa do Mundo
- Vero Volley confirma vitória e pressiona Minas no Mundial
A competição é aberta para os 24 primeiros colocados nas provas de pista e para os 12 primeiros nas de campo no Ranking Brasileiro Adulto no período de 1 de janeiro a 22 de novembro de 2023. Assim, estão inscritos 93 atletas, 33 no feminino e 60 no masculino.
A convocação para o Sul-Americano Indoor será de, no máximo, dois atletas por prova. Para isso, eles terão que estar entre os seis primeiros colocados do Ranking Sul-Americano combinado no período de 6 de julho de 2023 a 10 janeiro de 2024. Dessa forma, em caso de desistências, só será convocado o atleta que estiver até a terceira posição do Ranking Brasileiro combinado, no mesmo período. Além disso, os revezamentos 4x400m se formarão conforme disponibilidade de atletas classificados nas provas individuais.
Como funciona o Ranking Brasileiro
O Ranking Brasileiro Combinado consiste na combinação dos Rankings Indoor e Outdoor. No caso de provas equivalentes que possuem distâncias diferentes na versão indoor e outdoor (60m com barreiras/110m masculino e 100m com barreiras feminino, 60m/100m, 3.000m/5.000m), será considerado o resultado com a maior pontuação.
O Campeonato Mundial Indoor ocorrerá entre os dias 1 e 3 de março em Glasgow, na Escócia. O Brasil já tem atletas qualificados, dentre eles o arremessador do peso Darlan Romani, campeão mundial em Belgrado-2022, na Sérvia. “Quero colocar meu grupo de atletas para competir e avaliar a fase de treinamento”, disse o treinador Neílton Moura que já inscreveu cinco competidores.
Por fim, no Sul-Americano realizado em fevereiro de 2022, o Brasil foi bicampeão com 159 pontos, seguido pela anfitriã Bolívia (106) e Venezuela (64). Ao todo, foram 16 medalhas de ouro, 10 de prata e 10 bronzes. Em 2020, o Brasil somou 124 pontos, contra 120 da Bolívia e 103 da Argentina.
*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo