Santiago [com Wesley Felix] – O Brasil conquistou uma medalha “surpresa” no atletismo dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023 nessa terça-feira (31). Altobeli da Silva completou a prova dos 5.000m em quarto lugar, mas foi beneficiado pela desclassificação do mexicano Fernando Martinez e subiu para a terceira posição, ficando com o bronze.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Medalhista de prata quatro anos atrás em Lima, Altobeli da Silva não tinha um dos melhores tempos na final dos 5000m. O brasileiro passou a maior parte da prova no fim do pelotão, mas sem se desgarrar dos demais atletas. Faltando 500m, Altobeli iniciou sua arrancada para tentar o pódio. Ele chegou a ficar em terceiro lugar, faltando 200 metros, mas foi ultrapassado na reta final, terminando na quarta posição, com um tempo de 14min48s18.
Porém, em uma reviravolta, o mexicano Fernando Martinez, que havia vencido a prova, foi desqualificado. Assim o ouro foi para o estadunidense Kasey Knevelbaard. O canadense Charles Philibert-Thiboutot ganhou a prata com 14min48s02, enquanto Altobeli levou o bronze.
+ Brasil perde para Cuba e fica com a prata na disputa por equipes do judô
+ Guilherme Toldo leva o bronze no segundo dia da esgrima no Pan
+ Giulia e Bruna Takahashi vão à final de duplas do tênis de mesa
+ Ciclistas da pista reclamam da falta de preparação para o Pan
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Salto em distância
Ainda na sessão noturna do atletismo nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023 desta terça-feira. Weslley Bevilaqua abriu a competição com um salto de 7,57m na primeira rodada de saltos, assumindo provisioriamente a segunda colocação. Mas aos poucos, o brasileiro foi caindo na classificação, sem conseguir melhorar sua marca. Na rodada final, Weslley saltou para 7,62m, subindo para o sexto lugar.
Quem venceu a prova foi o colombiano Arnovis Dalmero, que terminou em primeiro lugar com um salto de 8,08m O cubano Maikel Vidal levou a medalha de prata, com 8,01m. Na disputa pelo bronze, dois atletas ficaram empatados com 8,00m: o uruguaio Emiliano Lasa e o cubano Alejandro Parada. Assim, a medalha foi definida no terceiro melhor salto dos atletas, já que ambos também tiveram 7,86m como segunda melhor marca. Como Parada não conseguiu um terceiro salto válido e Lasa conseguiu um 7,72, o bronze foi para o Uruguai.
Ketiley avança nos 100m com barreiras
Nos 100m com barreiras, o Brasil contou com duas atletas nas semifinais. Na primeira bateria, Caroline de Melo ficou em quinto lugar, com um tempo de 13s62, ficando de fora da final. Em seguida, Ketiley Batista terminou em terceiro lugar na segunda série, com 13s31. Com a colocação, Ketiley garantiu a classificação para a final.