O primeiro dia de provas de pista do atletismo nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023 já começou com alguns dos mais velozes corredores das Américas em ação, com as semifinais dos 100m rasos. O Brasil colocou Erik Cardoso e Felipe Bardi na final. Paulo André Camilo também correu na prova, mas sentiu um desconforto no tendão de aquiles no meio da corrida e completou a distância andando.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A princípio, Paulo André Camilo estava escalado para correr apenas o revezamento 4x100m masculino no Pan de Santiago-2023. No entanto, ganhou uma “vaga” na prova individual dos 100m, substituindo Renan Gallina, que optou por focar nos 200m. Medalhista de prata nos 100m em Lima-2019, PA competiu na terceira bateria da semifinal em Santiago.
+ Tati Weston-Webb leva ouro e comanda garimpo brasileiro no surfe
+ Seleção masculina de vôlei vence Colômbia por 3 a 0 em Santiago
+ Vitor Ishiy e Bruna Takahashi vão à final de duplas mistas no Pan
+ Brasil estreia com vitória sobre Porto Rico no polo aquático
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
A prova
O brasileiro fez uma boa largada e estava em condições de brigar por uma vaga na final, lutando pelas primeiras posições, mas sentiu um incômodo na perna esquerda no meio da prova. Após desacelerar, PA ficou alguns segundos parados e completou a prova andando. Ele retirou o seu calçado e recebeu atendimento ainda na pista. Depois, saiu andando sem auxílio.
Após a prova, PA conversou com jornalistas na zona mista e explicou o que aconteceu. O atleta disse que estava com uma dor nas últimas semanas no tendão calcâneo (o popular “tendão de aquiles”) e que sentiu um desconforto na região durante a corrida.
Vale destacar que esta não é primeira vez que Paulo André abandona uma prova por conta de lesão neste ano. Em abril, quando competiu pela primeira vez após mais de um ano parado – no período que sucedeu sua participação no reality show Big Brother Brasil -, o capixaba sentiu um desconforto na coxa no Desafio CPB/CBAt.
Bardi, Erik e Ana na final
Ainda nas semis dos 100m do Pan de Santiago-2023, Felipe Bardi ficou em segundo lugar na primeira bateria, com um tempo de 10s33, atrás apenas do dominicano Jose Gonzalez, que teve 10s30. Os dois garantiram a classificação direta para a final que acontece nesta terça-feira (31). Na segunda semifinal, foi a vez de Erik Cardoso entrar em ação. O brasileiro terminou em primeiro lugar na série com 10s43.
Já na versão feminina da prova, Ana Carolina Azevedo foi a única brasileira a correr na semifinal dos 100m rasos. Ela ficou em segundo lugar na sua bateria, com um tempo de 11s64 para avançar à final da prova.