Beatriz Camargo e Lucas Rosa foram os destaques da manhã de sábado (14) do Campeonato Brasileiro de atletismo sub-16. A competição ocorre na pista da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. A jovem atleta de 14 anos venceu a prova dos 80 m com barreiras com o tempo de 11s25, com direito à quebra de recorde nas eliminatórias. Por outro lado, o garoto de 16 anos foi soberano nos 100 m com barreiras, com 12s88.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Beatriz (ASPMP-SP) confirmou o favoritismo, logo após cravar 11s24 nas eliminatórias e estipular uma nova marca nacional para a prova. Na final, a atleta de Pindamonhangaba fez a prova praticamente igual, com um centésimo de segundo a mais. A medalha de prata ficou com Larissa Schon de Morais (AABB-Atletismo Cascavel-PR), com 11s70. Luíza Teixeira Araújo (AECD-Macaé-RJ) faturou o bronze, com 12s43.
- Laura Pigossi cai para tcheca na estreia do W100 de Bengaluru
- Fim para o Brasil dos Jogos Mundiais Universitários de Inverno
- Gutão encerra campanha nas quartas do AusOpen Juvenil
- Leandro Pena e Ymanitu caem na estreia das duplas no AusOpen
- Vitória Miranda vence a primeira no Australian Open Juvenil
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Anteriormente, Beatriz passou a ter mais dedicação com os treinos em 2022. No ano atual, foi campeã brasileira sub-18 e e medalhista de bronze no Ibero-Americano de Lima (PER) nos 100 m com barreiras. “Os 80 m são mais difíceis, prova curtinha, com mais frequência. Mas eu queria fechar bem o sub-16”, afirmou.
Bicampeonato no último ano
Nos 100 m com barreiras masculino, prevaleceu o talento de Lucas de Almeida Rosa (Corville-SC), que levou o ouro em 12s88. O atleta de Joinville venceu Júlio Cesar Garcia de Araújo (ÁGUIAS Guariba-SP), que ficou em segundo com 13s28, e Lucas Ferreira dos Santos (Clã Delfos-MG), terceiro com 13s65.
Lucas Rosa, que foi o melhor atleta da competição no Brasileiro de Timbó 2022, comemorou o bicampeonato nos 100 m com barreiras. “Estava buscando o recorde do campeonato, de 12s83, mas o vento contra atrapalhou um pouco. Estou feliz pelo bicampeonato no meu último ano de Sub-16”, disse Lucas, que foi campeão brasileiro Sub-18 nos 400 m com barreiras.
*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).