O Brasil será representado por Lucas Carvalho e Lucas Vilar nos 400 m masculino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Em Lima-2019, o país não contou com nenhum participante na prova, que foi vencida pelo colombiano Anthony Zambrano.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Nossos pódios
O Brasil encara um jejum de 40 anos sem medalhas nos 400 m masculino dos Jogos Pan-Americanos. É verdade que número de pódios é bem pequeno. Foram apenas dois bronzes conquistados ao longo da história de disputas da prova. A primeira foi obtida por Delmo da Silva, que marcou 45s53 em 1975. Oito anos depois, em Caracas, Gerson de Souza repetiu a conquista ao ficar em terceiro lugar em 1983.
A estrela dos Jogos
O maior vencedor da história dos 400 m masculino nos Jogos Pan-Americanos tem boas chances de estar em Lima 2019. Se for convocado pela República Dominicana, Luguelín Santos vai disputar pela terceira vez a competição. Em Guadalajara 2011, com 17 anos, conquistou a medalha de prata ao chegar apenas seis centésimos atrás do costarriquenho Nery Brenes. Quatro anos depois, em Toronto, ele subiu ao lugar mais alto do pódio com a marca de 44s56, a mais rápida dos últimos 20 anos dos 400m rasos dos Jogos Pan-Americanos. Além das conquistas em edições do Pan, Luguelín Santos fez história nos Jogos Olímpicos ao conquistar a prata em Londres com apenas 22 anos. Já nos Jogos do Rio em 2016, ele não conseguiu repetir o desempenho e acabou eliminado na semifinal.
Medalhistas dos 400 m masculino nos Jogos Pan-Americanos
Quadro de medalhas dos 400 m masculino nos Jogos Pan-Americanos
A prova
400 metros rasos é uma modalidade olímpica de atletismo onde os atletas correm uma volta inteira em volta da pista circular padrão do estádio. É a mais longa das provas de velocidade pura.
Os corredores partem de blocos colocados no chão da pista, em uma linha de partida escalonada, de dentro para fora da pista, que compensa o efeito que a curva provoca e garante a mesma distância para todos. Um tempo de reação ao sinal de largada de menos de 0.1s é considerado como largada falsa e o corredor é desclassificado,um competidor também pode ser desclassificado caso pise fora de sua raia. A chegada é feita na meta oficial de acordo com as medições do atletismo