8 5
Siga o OTD

Atletismo

Renan Gallina retorna de lesão com ouro no Pan sub-20

Com 20s44, Renan deixou norte-americano e porto-riquenho comendo poeira e faturou o 1º ouro do Brasil no Pan Sub-20

Renan Gallina sorri com bandeira do Brasil em suas costas após a final do Pan Sub-20 de atletismo
Renan Gallina: "muito gratificante esse ouro" (Edemar Alves/CBAt)

Finalmente saiu uma medalha de ouro para o Brasil no Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo. Neste domingo (6), último dia de competição na cidade porto-riquenha de Mayagüez, Renan Gallina confirmou o favoritismo e conquistou o título dos 200m rasos. Além disso, Julia Leite, Marco Gonçalves e o revezamentos 4x400m faturaram bronze.  

“Estou muito contente porque tive uma lesão. Estou treinando muito, cansado, mas muito, muito feliz! Sem palavras! Agora é focar no Mundial de Budapeste. Este ouro foi muito gratificante”, disse Renan, que sentiu a coxa na semifinal desta prova no Sul-Americano sub-20 em maio deste ano. Depois do Pan, ele segue para Portugal. Lá, vai se juntar com os demais velocistas do Brasil que fazem camping até o dia 15 e, em seguida, seguem para a Hungria. 

Renna Gallina venceu a prova com autoridade. Na etapa da manhã, pelas classificatórias, garantiu a vaga na final com o melhor tempo ao marcar 20s37 (+1.0). Em seguida, na decisão desta tarde, ele não conseguiu melhorar seu tempo, mas os 20s44 (+1.3) foram suficientes para a medalha de ouro. Com 20s57, o norte-americano Garrett Kaalund levou a prata, enquanto o bronze acabou com o atleta da casa Jose Acevedo com 20s63.

+CBAt convoca 40 atletas para o Mundial de Budapeste

Encarado como uma das principais promessas do atletismo brasileiro, Renan Gallina já se garantiu no Mundial de Budapeste desde de setembro do ano passado. Ele fez o índice da World Athletics dos 200m ao correr a prova em 20s12 (+0.8) em Cuiabá. A marca é o recorde brasileiro e sul-americano sub-18, sub-20 e sub-23. Apenas os medalhistas olímpicos e em Mundial Claudinei Quirino (19s89) e Robson Caetano (19s96) foram mais rápidos nesta distância.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outras medalhas

Além da de Renan, o Brasil também conquistou outra medalha no Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo. No heptatlo, Julia Leite terminou com o bronze e dividiu o pódio com duas norte-americanas. Ao longo dos sete desafios, a brasileira conseguiu somar 5.067 pontos. Ela só ficou atrás de Abby Elmore (5186) e Jacieonna Gero-Holt (54463).

O Brasil ainda subiu no pódio com o revezamento 4x400m feminino. O quarteto formado por Miranda Da Silva, Kamilly Vanderlei Se, Cristina Oliveira e Julia Ribeiro completou a prova em 3m38s87. Dessa forma, elas só ficaram atrás das equipes jamaicana (3m38s56) e norte-americana (3m20s25). No masculino, Gabriel Araújo, Carlos Domingos, Vinicius Moura e Elias Santos marcaram 3m09s57 e repetiram o pódio, assim como entre as meninas.

Nos 800m, Marco Gonçalves e Elias Santos disputaram o terceiro lugar até os últimos metros. Por uma diferença pequena, Marco levou a medalha com 1m49s46, enquanto Elias chegou em seguida com 1m49s50.  Além disso, Ana Cardoso terminou em sexto no salto com vara e Arthur Curvo foi quarto no lançamento de dardo.

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Atletismo