Marily dos Santos mostrou que está competindo em alto nível dentro do cenário nacional na prova mais longa do atletismo. A atleta de 45 anos, que representou o Brasil em Pequim 2008 e no Rio 2016, venceu a 3ª Maratona Internacional de João Pessoa (PB). Seu tempo ficou longe do índice olímpico. No entanto, terá alguns meses para buscar sua terceira participação em Olimpíada.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A prova percorreu, na manhã deste domingo (6), ruas e avenidas da capital paraibana. Ademais, serviu também como Campeonato Brasileiro de Corridas de Ruas nas provas da meia maratona e dos 5 km. Dessa forma, as provas fecharam o Ranking Nacional para efeito de convocação para o 1º Mundial de Corridas de Rua. A competição ocorrerá no dia 30 de setembro, em Riga, na Letônia.
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Em suma, Marily dos Santos completou os 42 km em 3h03min54s, muito acima de sua melhor marca na carreira, que foi 2h31min55s, em 2012. A título de curiosidade, o índice olímpico da prova é 2h26min50s. Em seguida, Daiana Justino dos Santos cruzou a linha de chegada com 3h10min07s e foi a segunda colocada. Sterphania Izidro completou o pódio, com a marca de 3h21min19s.
Na prova masculina, Justin Mose Mogire (KEN) foi o campeão, com 2h17min58s. Por outro lado, o Brasil teve dois representantes no pódio, Jair José da Silva, com 2h29min10s, e Carlos André Alves Silva, com 2h31min08s.
Vencedores das outras provas
Mirela Saturnino de Andrade obteve a marca de 1h18min57s para vencer a meia maratona. Mirela também está convocada para a seleção brasileira e disputará a maratona do Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, que será de 19 a 27 de agosto. Além de Mirela, o pódio teve Núbia de Oliveira em segundo e Aline Prudêncio.
Por outro lado, no masculino, Justino Pedro da Silva venceu a meia maratona com 1h06min13s. Lucas Paulo Ferreira e Marciel Almeida foram, respectivamente, segundo e terceiro na distância de 21 km.
Por fim, Edimar Ferreira de Lira venceu os 5 km, com 15min12s42, no masculino e Anastácia Rocha foi a vitoriosa no feminino, com o tempo de 17min45s92.
Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).