8 5
Siga o OTD

Atletismo

Marily dos Santos vence a Maratona Internacional de João Pessoa

Marlly fez a prova em 3h03min54s, longe de índice olímpico, mas que dá confiança para a sequência das próximas maratonas até Paris

Na imagem, Marily comemora sua vitória na linha de chegada.
Marily comemora sua vitória na linha de chegada. Foto: Instagram/ @marilydossantosoficial

Marily dos Santos mostrou que está competindo em alto nível dentro do cenário nacional na prova mais longa do atletismo. A atleta de 45 anos, que representou o Brasil em Pequim 2008 e no Rio 2016, venceu a 3ª Maratona Internacional de João Pessoa (PB). Seu tempo ficou longe do índice olímpico. No entanto, terá alguns meses para buscar sua terceira participação em Olimpíada.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A prova percorreu, na manhã deste domingo (6), ruas e avenidas da capital paraibana. Ademais, serviu também como Campeonato Brasileiro de Corridas de Ruas nas provas da meia maratona e dos 5 km. Dessa forma, as provas fecharam o Ranking Nacional para efeito de convocação para o 1º Mundial de Corridas de Rua. A competição ocorrerá no dia 30 de setembro, em Riga, na Letônia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Em suma, Marily dos Santos completou os 42 km em 3h03min54s, muito acima de sua melhor marca na carreira, que foi 2h31min55s, em 2012. A título de curiosidade, o índice olímpico da prova é 2h26min50s. Em seguida, Daiana Justino dos Santos cruzou a linha de chegada com 3h10min07s e foi a segunda colocada. Sterphania Izidro completou o pódio, com a marca de 3h21min19s.

Na prova masculina, Justin Mose Mogire (KEN) foi o campeão, com 2h17min58s. Por outro lado, o Brasil teve dois representantes no pódio, Jair José da Silva, com 2h29min10s, e Carlos André Alves Silva, com 2h31min08s.

Vencedores das outras provas

Mirela Saturnino de Andrade obteve a marca de 1h18min57s para vencer a meia maratona. Mirela também está convocada para a seleção brasileira e disputará a maratona do Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, que será de 19 a 27 de agosto. Além de Mirela, o pódio teve Núbia de Oliveira em segundo e Aline Prudêncio.

Por outro lado, no masculino, Justino Pedro da Silva venceu a meia maratona com 1h06min13s. Lucas Paulo Ferreira e Marciel Almeida foram, respectivamente, segundo e terceiro na distância de 21 km.

Por fim, Edimar Ferreira de Lira venceu os 5 km, com 15min12s42, no masculino e Anastácia Rocha foi a vitoriosa no feminino, com o tempo de 17min45s92.

Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Atletismo