O Campeonato Sul-Americano de Atletismo começou com um grande resultado para o Brasil. Juliana Campos cravou a sua melhor marca pessoal para levar o ouro no salto com vara feminino com 4,60m. A delegação brasileira ainda levou mais quatro medalhas na primeira sessão de finais da competição que classifica seus campeões para o Mundial de Budapeste.
+Assista ao vivo o Campeonato Sul-Americano de atletismo
Juliana Campos fez uma grande prova para levar a medalha de ouro no salto com vara. Ela disputou a primeira posição desde o início com a venezuelana Robelys Peinado. Após as duas passarem por 4,50m de primeira, ambas foram para 4,60m. Enquanto a venezuelana errou as três tentativas, Juliana acertou na terceira para fazer a sua melhor marca pessoal. Em seguida, ela partiu para tentar o índice olímpico da prova: 4,73m. Ela teve uma boa altura na primeira tentativa, mas não conseguiu superar a altura.
- 4 derrotas marcam estreia do Brasil no tênis em cadeira de rodas
- Pinheiros anuncia volta de Grummy ao time de Polo Aquático
- Gui Santos tem atuação discreta em derrota do Warriors
- Com reta final espetacular, Vôlei Renata faz 3 a 0 no Suzano
- Felipe Fraquelli e Ana Roth são os campeões nacionais de ILCA 6
“Eu vim para cá com a meta de saltar para 4,60m. Mas já tinha o índice olímpico em mente. E em alguma próxima oportunidade sei que é possível. A pontuação que fiz hoje também ajuda para o ranking olímpico, mas quero conseguir o índice para facilitar”, analisou a saltadora. .
Quem também levou a medalha de ouro foi Gabrielle Sousa no salto triplo. Ela saltou para 13,92 para terminar a final da prova em primeiro lugar. O pódio também teve Estrella Lobo, da Colômbia, com 13,54m e Mairi Pires, da Venezuela, com 13,38m.
Mais medalhas
A primeira medalha do Brasil saiu nos 1500m feminino. July Ferreira da Silva ganhou a medalha de prata na prova, com um tempo de 4min16s11. “É sempre um orgulho representar o Brasil, ainda mais em casa. E essa medalha consolida a minha volta desde que eu virei mãe. Meu filho tem dois anos e minha alegria é ele estar aqui assistindo. Essa medalha é para ele”, disse a atleta que fez sua segunda melhor marca da carreira. A argentina Festa Luna levou a medalha de ouro, com 4min14s52, enquanto a uruguaia Maria Pia Fernandez ficou com o bronze, com 4min16s78. Jaqueline Weber, do Brasil, foi a quarta, com 4min18s10.
Na versão masculina da prova, Guilherme Kurtz liderou na maior parte do tempo, mas foi ultrapassado nos metros finais pelo argentino Diego Lacamoire, que levou o ouro com 3min47s99. Kurtz ficou com a prata, com 3min48s11, com André Sousa, também do Brasil, terminando em terceiro lugar: 3min49s24.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No lançamento do martelo feminino, as duas representantes do Brasil ficaram fora do pódio. Ana Silva ficou em sexto lugar, com 61,91m, enquanto Mariana Marcelino foi a oitava com 59,76m. A vencedora da prova foi a venezuelana Rosa Rodriguez, com 68,18m. A colombiana Mayra Gaviria (67,07m) e a peruana Ximena Zorrilla (65,92m) completaram o pódio.