Que retorno de Piu! Após dez meses longe das pistas, Alison dos Santos voltou a competir neste domingo (16), participando dos 400m rasos da Diamond League da Silésia. Ele ficou em terceiro lugar, marcando 44s73, fazendo índice olímpico na prova. O sul-africano Wayde van Niekerk foi o vencedor, com 44s08.
- Pré-olímpico, demissões e esperança: o ano do basquete feminino
- United Cup: saiba onde assistir e outras informações
- Assunção anuncia candidatura para sediar o Pan de 2031
- Com 16 pontos de Márcio, Ratiopharm Ulm vence na Eurocup
- Seleção Masculina sub-20 é convocada para o Sul-Americano
Campeão mundial nos 400m com barreiras, Alison dos Santos passou quase um ano sem competir. Depois de encerrar o ano de 2022 invicto, o brasileiro se lesionou em um treino no começo deste ano e precisou passar por uma artroscopia no joelho. Ele retorna às competições cinco meses após o procedimento cirúrgico.
E sua volta aconteceu justamente na Diamond League, principal circuito de atletismo do planeta, em que ele foi campeão em 2022. Alison participou dos 400m rasos, prova em que é o segundo brasileiro mais rápido de todos os tempos, com 44s54 (2022), apesar de não ser sua especialidade.
Piu fez uma boa prova e terminou em terceiro lugar, com 44s73, apenas um centésimo a frente do sul-africano Zakithi Nene, quarto colocado. O sul-africano Wayde van Niekerk, campeão olímpico na Rio-2016 e recordista mundial, foi o vencedor com 44s08, enquanto o botsuanês Bayapo Ndori foi prata, com 44s61.
Índice olímpico
Além do pódio, Piu correu abaixo do índice olímpico dos 400m rasos, que é de 45s00. Dessa forma, ele garantiu sua classificação para os Jogos de Paris 2024 nesta prova. No entanto, é bem provável que Alison abra mão de correr esta prova na Olimpíada. A tendência é que ele compita apenas nos 400m com barreiras, prova em que foi bronze em Tóquio-2020.
Este foi o quinto índice olímpico do atletismo brasileiro para Paris 2024, depois de Caio Bonfim (marcha atlética 20km), Daniel Nascimento (maratona), Darlan Romani (arremesso de peso) e Érica Sena (marcha atlética 20km). O Brasil já tem 38 atletas classificados para os Jogos Olímpicos da capital francesa.
Thiago Braz fica em 6º
Além de Piu, o Brasil teve a participação de outros dois brasileiros na Diamond League da Silésia. O campeão olímpico Thiago Braz foi o sexto colocado no salto com vara, com 5,71m, enquanto o recordista sul-americano Rafael Pereira parou na semifinal dos 110m com barreiras, ao ficar em quinto lugar em sua bateria, com o tempo de 13s50.
A próxima competição de Piu será nos 400m com barreiras. Ele competirá na Diamond League de Mônaco, na próxima sexta-feira (21), tendo o norueguês Karsten Warholm e o estadunidense Rai Benjamin como adversários.