Alison dos Santos está de volta às pistas. Depois de um hiato de dez meses, o brasileiro competirá nos 400m rasos na Diamond League da Silésia, na Polônia, no próximo domingo (16). Piu, como é conhecido, passou por uma artroscopia no joelho direito em fevereiro, mas já está recuperado.
- Pré-olímpico, demissões e esperança: o ano do basquete feminino
- United Cup: saiba onde assistir e outras informações
- Assunção anuncia candidatura para sediar o Pan de 2031
- Com 16 pontos de Márcio, Ratiopharm Ulm vence na Eurocup
- Seleção Masculina sub-20 é convocada para o Sul-Americano
Atual campeão mundial nos 400m com barreiras, Alison dos Santos retornará às competições participando os 400m rasos. Apesar de não correr tanto a prova, Piu é dono da segunda melhor marca da história do Brasil, com 44s54, feita em abril do ano passado. Na Silésia, o corredor terá o sul-africano Wayde Van Niekerke, recordista mundial, como um dos adversários.
Sua volta para os 400m com barreiras acontecerá na próxima semana, na etapa de Mônaco da Diamond League, que ocorrerá em 21 de julho. Por lá, ele enfrentará seus principais adversários na prova: o norueguês Karsten Warholm, recordista mundial, e o estadunidense Rai Benjamin, dono da segunda melhor marca da história. Piu detém o terceiro melhor tempo de todos os tempos nesta prova.
O processo de recuperação
Alison não compete desde setembro de 2022, quando venceu uma prova dos 400m com barreiras no Gala dei Castelli, na Polônia. Em 2022, aliás, o brasileiro encerrou o ano invicto, tendo sido campeão mundial e campeão da Diamond League, que é o principal circuito de atletismo do planeta.
Em fevereiro deste ano, Piu sofreu uma lesão no joelho direito e precisou passar por uma cirurgia, que o deixou longe das competições por cinco meses. Agora, já recuperado, ele utilizará as etapas de Diamond League para se preparar para o Mundial de Budapeste, onde defenderá seu título, em agosto.
Outros brasileiros em Silésia
Além de Alison dos Santos nos 400m rasos, o Brasil contará com a participação de outros dois atletas na Diamond League da Silésia. Serão Rafael Pereira, recordista sul-americano nos 110m com barreiras, e Thiago Braz, campeã olímpico do salto com vara. A competição acontecerá no domingo (16), a partir das 09h (de Brasília). Dessa forma, os 400m rasos será às 12h16.