Que prova! O brasileiro Daniel do Nascimento foi o quarto colocado na tradicional Maratona de Hamburgo, na Alemanha, neste domingo (23). Com o tempo de 2h07min06s, ele marcou índice olímpico para os Jogos de Paris 2024. Danielzinho foi o melhor não-africano da prova, terminando a quase três minutos do queniano Bernard Koech, que foi o vencedor.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Dono do recorde sul-americano da maratona, Daniel disputou sua primeira prova do ano. O atleta de 24 anos foi bem em sua estratégia e terminou a disputa em quarto lugar, ficando a 02min57s de Bernard Koech, vencedor com 02h04min09s – recorde da prova. Quênia, aliás, dominou o pódio, com Joshua Belet sendo medalhista de prata a 02h04min33s e Martin Kosgei ficando com o bronze a 02h06min18s.
+ Gabriel Medina e Filipe Toledo se enfrentam em Margaret River
+ Sada Cruzeiro bate Farma Conde e vai à final da Superliga
+ Gilmara do Rosário conquista o bronze na Copa do Mundo de paraciclismo
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Outros dois brasileiros também completaram a Maratona de Hamburgo. Johnatas de Oliveira foi o 14º colocado, com o tempo de 02h10min43s, enquanto Samuel do Nascimento terminou em 21º lugar, marcando 02h15min20s. Mais de quatro mil atletas se inscreveram para a prova masculina.
Classificação olímpica
Dessa forma, Daniel foi o melhor atleta não-africano da Maratona de Hamburgo. O seu tempo de 02h07min06s é mais de um minuto mais rápido do que o índice olímpico da prova (02h08min10s). Por isso, ele garantiu classificação para a Olimpíada de Paris 2024, naquela que poderá ser sua segunda participação no megaevento, caso confirmada.
Daniel do Nascimento se classificou para Tóquio-2020 ao fazer índice logo em sua primeira maratona disputada, em maio de 2021. Durante a Olimpíada, o brasileiro fez uma excelente prova e chegou a liderar, mas acabou passando mal e desistiu antes do fim. No ano passado, ele bateu o recorde sul-americano na Maratona de Seul, com 02h04min51s.
Apesar de ter feito o índice, a vaga de Danielzinho para Paris 2024 tem um asterisco. A maratona permite um total de 80 atletas nos Jogos Olímpicos. A partir de números extra-oficiais, 47 dessas vagas já foram preenchidas, mas a tendência é que o número limite seja ultrapassado até 30 de abril de 2024, quando o período para obtenção de índice será encerrado.
Assim, a definição das vagas olímpicas ficará por conta do ranking mundial entre aqueles atletas que obtiveram índice e Danielzinho pode ficar de fora da lista final. Sem considerar o maratonista, o Brasil tem 20 atletas já garantidos na Olimpíada de Paris 2024: 18 no futebol feminino, um no tiro esportivo (pistola de ar 10m masculino) e uma no surfe (Tatiana Weston-Webb).