8 5
Siga o OTD

Atletismo

Elias dos Santos é campeão dos 400 m no Brasileiro Sub-20

Em Cascavel, a terceira etapa teve muitos campeões: Julia Ribeiro (400 m), Ana Valério (5.000 m), Vanessa dos Santos e Matheus de Barros (distância), Alberto dos Santos (peso) e os revezamentos 4×100 m da Orcampi (feminino) e Taubaté (masculino)

Elias dos Santos Brasileiro Sub-20 de Atletismo
(Tiago Soares/CBAt)

A rivalidade entre o paraense Elias Oliveira dos Santos (IPEC Londrina FEL-PR) e o brasiliense Vinícius de Moura Galeno (CASO-DF) nos 400 m foi o destaque da terceira etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, neste sábado (8), no Centro de Treinamento em Atletismo de Cascavel, Paraná. Os dois são companheiros no revezamento 4×400 m na seleção brasileira e amigos. Os campeões garantem qualificação para o Sul-Americano de Bogotá, na Colômbia, marcado para o período de 19 a 21 de maio.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Primeiramente, no início da noite desta sexta-feira (8), Aurélio Miguel (AD Centro Olímpico-SP) conquistou o ouro na disputa do salto com vara com a marca de 5,01 m. Logo depois, Andreas Lothar (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC) ficou com a prata, com 4,91 m. Pedro Henrique dos Santos Aparecido (ASUFAM-SP) levou a medalha de bronze (4,61 m). Desde 2013 um Brasileiro Sub-20 não tinha um resultado tão expressivo, com dois atletas saltando acima de 4,90 m.
+ Demoliner e Vavassori são campeões do ATP 250 de Marrakech
+ Martine Grael e Kahena Kunze são campeãs do Princesa Sofia
+ Barbara Domingos garante duas finais no Grand Prix de Thiais
+ Brasil perde para os EUA e fica com duas pratas no Pan sub-17
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK

Pódio e fala de Elias

No período da tarde deste sábado (8), Elias dos Santos, o Elias Pitbull, apelido dado ao paraense de Ulianópolis, conquistou o ouro com 46s93. Vinícius Galeno levou a medalha de prata, com 47s14 e Gabriel Douglas Araújo (Unievangélica Corujão Runnin-GO) a de bronze, com 48s35. “Eu e o Galeno somos profissionais no que fazemos, competimos juntos na seleção e no 4×400 m sempre brigamos pelo Brasil. Na pista cada um corre a sua prova”, disse Elias, de 17 anos. “Não gosto de perder para mim mesmo, mas perdi para um grande adversário, um cara que eu sei que treina muito”, afirmou Galeno.

Elias acrescentou que correu para a medalha – “queria ser campeão brasileiro” – e não para tempo. Agradeceu à Prefeitura de Ulianópolis e toda a comunidade da cidade que sempre torce por ele. O pai, Thiago Santos, veio do Pará para ver o filho ser campeão. “Estou orgulhoso”, afirmou.

Disputa no feminino

Do mesmo modo, Júlia Aparecida Ribeiro (IPEC Londrina FEL-PR), de 17 anos, que treina com Gilberto Miranda, foi a campeã dos 400 m feminino com 54s55, com Camille Cristina de Oliveira (Barra Bonita), em 54s60, conquistando a prata e Amanda Miranda da Silva (Geração Cianorte), em 55s43, o bronze. “Todos os atletas querem o pódio. A vontade, força e fé me trouxeram até aqui e me levou ao meu plano principal que é o de competir o Sul-Americano de Bogotá. Estou muito orgulhosa”, comentou Júlia, exibindo o seu cabelo em trancinhas no topo da cabeça, penteado feito por Amanda Miranda. “Eu gosto de me arrumar para competir, aumenta a minha autoestima e o meu entusiasmo porque fico nervosa.”

Ana Mess Valério (PM São José dos Pinhais-PR), que treina com Dione D’Agostine, comemorou a sua melhor marca pessoal com a vitória dos 5.000 m – também havia conquistado o PB nos 3.000 m, vencido por sua irmã gêmea Helena. Ana ganhou a prova com 18min13s36. “Minha melhor marca era 18min43s. Foi uma prova dura, muito legal correr com essas meninas”, disse Ana. Luísa Monteiro de Almeida (Sogipa-RS) conquistou a medalha de prata (18min25s01) e Marcella Marinelli (Orcampi-SP) a de bronze (19min32s18). Agora o foco de Ana é correr bem os 5.000 m no Sul-Americano de Bogotá.

Salto em distância feminino

Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico), que treina com Victor Fernandes e Ricardo Barros, venceu o salto em distância – 6,17 m. “Foi bom pelo fato de eu estar saltando com 14 passadas na corrida, que é curta, por causa de uma contratura muscular. Mas é início de temporada e quero fazer a corrida completa e um bom resultado no Sul-Americano de Bogotá”, comentou Vanessa, de 17 anos. Maria Eduarda Teixeira (ADC São Bernardo) ganhou a medalha de prata (5,72 m) e Wanda Socorro da Silva (ASPA) a de bronze (5,70 m).

Outros títulos do Brasileiro Sub-20

O pódio do salto em distância masculino teve Matheus de Barros (AA Paranavai-PR), prata nos 100 m, como vencedor, com 7,63 m, Renan Akamine (AD Centro Olímpico-SP), com 7,11 m e Murilo dos Santos Silva (SESI-SP), com 7,07 m.

Alberto Rodrigues dos Santos Filho (Nipo Brasileira SMLER Araçatuba-SP) conquistou o ouro no arremesso do peso com 17,42 m, sua melhor marca pessoal. Vitor de Souza (FECAM/ASSERCAM-PR) ficou com a prata (16,65 m) e Akassis Castro da Silva (Clube de Atletismo Elisa Bessa-AM), com o bronze (16,41 m). “Quando eu comecei não poderia imaginar que tudo seria assim. Estou feliz e ainda tenho o disco que é minha prova”, disse Alberto, que liderou a prova desde o primeiro arremesso (17,00 m) e venceu com a marca da última tentativa.

A Orcampi-SP foi a campeão do revezamento 4×100 m feminino, com Júlia Santos, Melissa Felippe, Isadora Sorriano e Larissa Dutra, em 48s54. A IPEC Londrina FEL-PR foi vice-campeã (49s08) e a CAES-ES, a terceira colocada (53s09).

Por fim, o revezamento 4×100 m masculino da AETA Taubaté-SP correu a primeira das duas séries numa final por tempo, com a boa marca de 41s32. Mas Ryan Gomes, José Eduardo da Silva, Thiago Ornelas dos Santos e Enzo de Castro Barros tiveram de esperar o fim da segunda série para comemorar o ouro. Taubaté foi bicampeão sub-20 com o revezamento, com a mesma formação do ano passado. “Nós não treinamos muito, mas viemos com um time forte”, disse Thiago Ornelas. “Ainda tivemos erros nas passagens, mas acho que o desempenho individual compensou e prevaleceu”, completou Enzo. A equipe do CAS-ES conquistou a medalha de prata (42s20) e a AD Centro Olímpico a de bronze (42s52).

(Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo)

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Atletismo