8 5
Siga o OTD

Atletismo

CBAt divulga critérios de convocação para 2023

Confederação Brasileira de Atletismo divulgou os critérios para seleção de atletas das principais competições do ano.

CBAt divulga critérios de convocação das seleções para 2023 Atletismo Mundial
Maria Lucineida Moreira, campeã sul-americana de cross country (Wagner Sidney Silva/CBAt)

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou os critérios para a convocação das seleções brasileiras na temporada de 2023, ano pré-olímpico. A principal competição no calendário internacional é o Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 28 de agosto.

+João Lucas, Danielezinho e Boscardin furam quali no Chile

Os critérios, recém-publicados na nota oficial Nº 010/2023 (19/1), são fruto de um trabalho minucioso e definidos após um processo de análise e discussão presencial. Além disso, de forma ampla e democrática, junto aos integrantes do Conselho Técnico, em Bragança Paulista (SP). Existiu o cuidado de não impactar o planejamento de atletas e treinadores. Ter critérios objetivos, produzir um documento bem redigido – com atenção para todos os regulamentos – e respeitando prazos.

Para o Mundial de Atletismo de Budapeste, serão chamados os atletas que atendam aos critérios da World Athletics (WA) de índices e cotas. Até o máximo de três atletas por prova. Assim, os períodos de obtenção do índice são distintos para a maratona e marcha 35 km – de 1/12/21 a 30/5/23. Marcha 20 km, 10.000 m e combinadas – 31/1/22 a 30/7/23. E, as demais provas – 31/7/22 a 30/7/23.

Outras competições

O Campeonato Mundial de Cross Country de Bathurst, na Austrália, no dia 18 de fevereiro, abre o calendário de competições internacionais para o Brasil. Fábio Jesus Correia (São Paulo/Kiatleta-SP) e Maria Lucineida Moreira (AAPD-PE) conquistaram os títulos do Campeonato Sul-Americano de Cross Country realizado domingo (22). Com isso, asseguraram presença no Mundial, assim como a atleta sub-20 Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC-PR). Os brasileiros terão os custos de viagem e estadia pagos pela WA.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Também estão definidos os critérios para as seleções nos Pan-Americanos de Maratona de Caracas (VEN), em 19 de março. Da Marcha Atlética de Managua (NIC), 15 e 16 de abril, de Provas Combinadas de Otawa (CAN), 13 e 14 de maio. E, o Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, que será em Mayaguez (PUR), de 4 a 6 agosto.

Além disso, os critérios para as seleções do Sul-Americanos Sub-20 de Bogotá (COL), de 19 a 21/5. Assim como o Sul-Americano adulto, que será em São Paulo, no Brasil, de 28 a 30 de julho. Os convocados são os campeões de cada prova individual do Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo 2023. E, o primeiro do Ranking Brasileiro, de 1/1/2023 a 9/6/2023 (no masculino e no feminino).

Meia maratona

Há ainda critérios para o Sul-Americano de Meia Maratona, em Santa Cruz de La Sierra (BOL), dois de julho. Como também o Campeonato Mundial de Corrida de Rua, em Riga (LET), dias 30 setembro e 1º de outubro.

Para o Mundial de Trilha e Montanha de Insbruck (AUT), de 6 a 10 de julho. Assim como o Ibero-Americano Sub-18 de Lima, Peru, de 15 a 17 de setembro. E, os Jogos Pan-Americanos de Santiago (CHI) em outubro, competição do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e também muito importante no calendário de 2023, os critérios de convocação das seleções ainda estão em discussão. Por exemplos, o Ibero-Americano Sub-18 não teve seu regulamento publicado e o Pan de Santiago depende de diretrizes do Comitê Organizador para o COB e depois do Comitê do Brasil para a CBAt. 

“Foi um trabalho minucioso, de aprimoramento na elaboração dos critérios”, afirmou Claudio Castilho, diretor Executivo da CBAt. “O Conselho se reuniu presencialmente, por dois dias, e foram amplos debates para que chegasse nessa proposta publicada”, completou. 

“A CBAt teve um cuidado muito grande. A proposta foi bem elaborada pelo professor Bichara (Jorge Bichara, assessor da Presidência), a partir de estudos sobre a participação do Brasil nessas competições em edições anteriores. Tendo como objetivo principal a performance dos atletas, a oportunidade, mas também com responsabilidade financeira. Priorizamos, dentro dos critérios, a participação dos atletas visando a performance, mas se atendo aos recursos”, comentou o presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos.

Conselho Técnico

A supervisora Técnica Joana Ribeiro Costa foi nomeada para integrar, oficialmente, a composição do Conselho Técnico, considerando as três indicações da CBAt conforme prevê o Estatuto. Assim, Jorge Bichara, Joana Ribeiro Costa e Neilton Moura são os três representantes CBAt no Conselho Técnico.

O órgão ainda é formado por Wlamir Motta Campos, membro nato; Cisiane Dutra Lopes e Pedro Honório Nascimento, representantes dos atletas; Maria Magnólia Figueiredo e Deraldo Opa, das federações; Sonia Ficagna e Rodrigo Weber, dos treinadores; Josilene da Silva e Florenilson de Almeida, dos árbitros; e um representante dos clubes.

Mais em Atletismo