A quase centenária Corrida Internacional de São Silvestre segue quebrando barreiras. O evento idealizado pelo jornalista Cásper Líbero, em 1925, ganha cada vez mais força com o passar dos anos. Dessa forma, com o tempo, ele está se consolidando como o principal evento do gênero no País e na América Latina. Seu prestígio e importância fica evidente com a grande procura, tornando-se uma meta para atletas de todos os estados do Brasil e também do exterior.
Prestes a realizar sua 97ª edição, dia 31 de dezembro, a São Silvestre obteve o reconhecimento mundial sendo homenageada pelo órgão maior do atletismo, a World Athletics, sediada em Mônaco, com a Placa de Patrimônio Mundial do Atletismo. A Prova une-se, dessa forma, a um seleto e relevante grupo de eventos, cidades, personagens e lendas que contribuem para o desenvolvimento e crescimento da modalidade em todo o planeta.
Criada em 2018, a homenagem celebra e une competições atléticas icônicas e históricas. Até hoje, a organização concedeu cerca de 70 placas em seis continentes. No Brasil, além da São Silvestre, também foi agraciado o campeão olímpico do salto triplo Adhemar Ferreira de Silva.
A Placa do Patrimônio Mundial do Atletismo se propõe a reconhecer uma contribuição notável para a história mundial e desenvolvimento do atletismo. Assim, um painel oficial de especialistas, seis historiadores de cada área continental, consultados pela World Athletics, são quem fazem o processo de seleção.
O design da placa foi definido por um concurso internacional entre dezembro de 2018 e março de 2019. O vencedor foi o brasileiro Fernando Silva, 27 anos, morador e corredor da cidade de Manaus. O oval principal do design representa o esporte “global” do atletismo, enquanto a cor dourada do anel representa a “excelência”. As seis cores modernas e brilhantes que cercam o principal oval dourado representam a “universalidade” e a diversidade do atletismo.
Sobre a São Silvestre
Do mesmo modo, além do reconhecimento internacional da World Athletics, a Corrida de São Silvestre recebeu nesta semana o Selo Ouro e o Permit da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
A entrega de kit do evento será entre os dias 27 e 29 de dezembro, das 9h às 20h, e no dia 30, das 9h às 17h. O endereço é o Palácio das Convenções do Anhembi – Hall Nobre (Av. Olavo Fontoura, 1.209, acesso pela entrada do Auditório Elis Regina, em Santana, SP).
A programação completa da São Silvestre no dia 31 começará a partir das 7h25min, com a largada da categoria Cadeirantes. Em seguida, às 7h40min, será a vez da Elite feminina. A partir das 8h05min terão início as categorias Elite masculina, Pelotão Premium, Cadeirantes com Guia e Pelotão Geral.
A 97ª Corrida Internacional de São Silvestre é uma propriedade da Fundação Cásper Líbero, realização do Portal GazetaEsportiva.com, promoção da TV Gazeta, transmissão das TVs Gazeta e Globo, com organização técnica da Yescom. O patrocínio é de Comgás, Dorflex, Café 3 Corações, NewOn, Assaí, Drogaria São Paulo e Smart Fit. Além disso, há o apoio de Cosan, Montevérgine, Dois Cunhados, Movida, Mantiqueira Brasil, Bendita Cânfora, Comfort Nova Paulista, Joma, Itambé e Movimento Plástico Transforma. A Prova tem apoios especiais do Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura da Cidade de São Paulo, Secretaria de Esportes e Lazer da Cidade de São Paulo e Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo.