A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizam o Camping de Treinamento de Velocidade, a partir desta terça (22) e até sábado (26). A CBAt convidou 21 atletas, seus treinadores e profissionais da área médica. Os trabalhos serão no Centro Nacional Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo.
+ Altobeli e Eunice Willers vencem a Maratona de Curitiba
O camping também terá a participação de profissionais de parceiros da CBAt, o Núcleo de Alto Rendimento (NAR), de São Paulo, e a UNICAMP, de Campinas (SP).
O objetivo é gerar informações para o trabalho que vem sendo realizado com os velocistas e o futuro a partir de uma série de contribuições nas áreas técnica, médica, de biomecânica e nutrição. O camping também contará com a abordagem de estudos de casos, apresentada pelo treinador Felipe de Siqueira, que levou Alison dos Santos dos 400m com barreiras à medalha de ouro no Mundial de Eugene, e ao título da Liga Diamante em 2022.
“É a sequência de um trabalho que vem sendo feito com os atletas das provas de velocidade, onde o Brasil tem possibilidades de boa performance”, disse Victor Fernandes, coordenador da Clínica de Velocidade. “Os treinadores dos atletas convidados estarão presentes e vamos alinhar os objetivos, apresentar informações de biomecânica e fazer avaliações médicas e nutricionais.” Victor ainda destacou a participação de atletas sub-20 como Vanessa Sena dos Santos e Renan Gallina e seus treinadores.
Promissores
Tanto Vanessa quanto Renan estavam na equipe que foi ao Mundial Sub-20 de Atletismo de Cáli, Colômbia, em 2022. Vanessa, de 17 anos, foi campeã brasileira e sul-americana sub-18 (100 m e salto em distância), campeã brasileira sub-20 (200 m e salto em distância), campeã dos Jogos Sul-Americanos (200 m e salto em distância) e da Gymnasiade da Juventude da Normandia no salto em distância. Renan Gallina, de 18 anos, ganhou evidência ao correr os 200 m em 20.12 (0.8), em Cuiabá, Mato Grosso, índice da World Athletics para o Mundial de Budapeste adulto, em 2023, novo recorde brasileiro e sul-americano sub-20, recorde brasileiro sub-23.
“É um grupo aberto – os atletas foram convidados a partir de uma análise da área de velocidade”, afirmou Jorge Bichara, diretor Técnico da CBAt. “É uma integração do grupo que trabalha com velocidade, juntando as gerações. Vamos gerar informações e fazer a avaliação dos atletas, o que vai ajudar no direcionamento das próximas temporadas”, completou Bichara.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Confira a lista de convocados:
Feminino
Ana Carolina Azevedo – Associação Desportiva Pé-de Asa (MA)
Gabriela Mourão – Associação Desportiva Pé-de Asa (MA)
Leticia Nonato Lima – Associação Desportiva Pé-de Asa (MA)
Lorraine Barbosa Martins – EC Pinheiros (SP)
Natalia Campregher – Associação Prática de Atletismo Jaraguá do Sul (SC)
Rosângela Santos – Instituto Internacional Correr Bem (RJ)
Suellen Vitória Silva de Sant Anna – Associação Esportiva Fortes e Velozes (RJ)
Tainara Mees – Associação Atletismo Itapiranga (SC)
Vanessa Sena dos Santos – Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (SP)
Vida Aurora Evaristo Caetano – Associação Tornado de Atletismo (DF)
Vitória Rosa – EC Pinheiros (SP)
Masculino
Derick de Souza Silva – EC Pinheiros (SP)
Erik Felipe Barbosa Cardoso – SESI (SP)
Felipe Bardi dos Santos – SESI (SP)
Gabriel Aparecido dos Santos Garcia – Associação Comunidade do Atletismo (SP)
Gabriel Oliveira Constantino – Instituto Internacional Correr Bem (RJ)
Lucas Conceição Vilar – SESI (SP)
Lucas Rodrigues da Silva – Instituto Internacional Correr Bem (RJ)
Renan Correa de Lima Gallina – Associação de Atletismo de Maringá (PR)
Rodrigo Pereira do Nascimento – Associação Desportiva Pé-de Asa (MA)
Thamer Moreira Alves Villar – Clube de Atletismo do Espírito Santo (ES)