A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realizará o Prêmio Melhores do Ano do Atletismo – 2022, em sua segunda edição, para reconhecer e agraciar os destaques da temporada. A festa com a cerimônia de entrega do prêmio será no dia 12 de dezembro, em São Paulo. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da CBAt.
+ Mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 são anunciadas
Um painel de especialistas (júri técnico) composto por treinadores e jornalistas, vai definir os ganhadores dos prêmios de Melhor Atleta e Atleta Revelação de 2022, tanto no feminino como no masculino. Ainda será premiado o Atleta da Galera, masculino e feminino, e a Imagem do ano de 2022 por meio de votações pela internet. O resultado só será divulgado no dia da premiação. A CBAt divulgará o link do local para votação do Atleta da Galera e da Imagem do Ano.
A novidade nesta edição do Prêmio Melhores do Ano do Atletismo – 2022 é a inclusão de duas categorias, as de Clube Formador e de Clube de Alto Rendimento. Estas são definidas pela soma dos pontos da classificação geral das equipes nacionais nas competições nacionais. Incluem-se o Troféu Brasil e os Campeonatos Brasileiros Sub-23, Sub-20, Sub-18 e Sub-16.
Os medalhistas mundiais do ano serão homenageados durante a cerimônia de entrega do prêmio. Se incluem nesta lista: Darlan Romani, ouro no arremesso do peso, e Thiago Braz, prata no salto com vara (Mundial Indoor de Belgrado); Alison dos Santos, ouro nos 400m com barreiras, e Letícia Oro Mello, bronze no salto em distância (Mundial de Eugene); e Gabriel Boza, bronze no salto em distância (Mundial Sub-20 de Cali).
Júri
O júri técnico será composto por jornalistas que atuam com atletismo e esportes olímpicos, todos convidados, e treinadores. Foram indicados os integrantes das delegações que foram aos Mundiais Indoor de Belgrado, de Eugene e Cáli Sub-20, ao Mundial de Marcha Atlética por Equipes de Omã, ao Ibero-Americano de San Fernando (ESP), aos Campeonatos Sul-Americanos e ao Pan-Americano de Cross Country, realizados no Brasil, e aos Jogos Sul-Americanos de Assunção (PAR). O sistema de votação será limitado a um voto por CPF – cada treinador poderá votar apenas uma vez. Todos os jurados irão receber as instruções via e-mail.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Os atletas elegíveis para o prêmio são aqueles que integraram as seleções brasileiras de atletismo nos três Mundiais do ano e também receberam os troféus de destaque, por serem os melhores da competição, nos Brasileiros Sub-16, Sub-18, Sub-20 e Sub-23 e no Troféu Brasil.