A AD Centro Olímpico de São Paulo é a campeã brasileira sub-16, categoria de entrada nas competições nacionais da Confederação Brasileira de Atletismo. A equipe venceu pela sétima vez o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16, encerrado neste domingo (16/10), após três dias de disputas, no Complexo Esportivo de Timbó, Santa Catarina. Em 12 edições (em 2020 a competição não foi realizada) o Centro Olímpico ficou com o título em 7 delas – 2011, 2012, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2022.
+ Rayssa Leal é bicampeã do STU Open Rio sem dar chances às rivais
O Centro Olímpico venceu na classificação geral, com 147 pontos, e também no feminino, com 95 pontos. No masculino, ficou em segundo lugar, com 51 pontos, atrás da Corville (SC).
“Esse sétimo título em 12 edições do Brasileiro Sub-16 é muito importante. São várias gerações passando e vencedoras. Isso consolida o nosso trabalho de formação. Nada seria possível sem o longo apoio da Prefeitura de São Paulo”, afirmou o treinador Victor Fernandes, coordenador de Atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, que trouxe para o Brasileiro um time de 27 atletas.
Destaques
Juliany Costa (Geração Atletismo Cianorte-PR) e Lucas Rosa (Corville-SC) foram eleitos os melhores atletas da competição. Neste domingo (16), os dois venceram a disputa dos 300m com barreiras. Juliany já havia vencido os 1.000 m com obstáculos, com 3:14.25, e agora levou os 300m com barreiras, com 45.50, assumindo a liderança do Ranking Brasileiro. Beatriz Camargo Monteiro Silva (ASPMP-SP) garantiu a prata, que perdeu no finzinho, por um centésimo de segundo, com 45.51, seguida de Larissa Schon de Morais (AABB- Atletismo Cascavel-PR), com 45.68.
“Fiquei com receio de não cruzar em primeiro porque a chegada foi apertada e era meu objetivo vencer as duas provas. Eu saí fraco e, talvez, se tivesse conseguido largar melhor o tempo também teria sido mais rápido; mas foi uma prova muito equilibrada”, disse Juliany, que treina com Tamires Aparecida dos Santos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Lucas Rosa venceu os 300m com barreiras com um tempo 37.97. Ele comemorou também o seu segundo ouro na competição, depois de vencer os 100m com barreiras no sábado (15). “Foi uma corrida muito boa, controlei desde o início”, disse Lucas de Almeida, que sonha com um dia estar numa seleção brasileira e disputar um Campeonato Mundial de Atletismo. Ele tem como ídolo Alison dos Santos, campeão mundial dos 400m com barreiras. Tiago Guiotti Bomfim (CORDF-DF) garantiu a prata, com 39.78, seguido de Lukas Gabriel de Sousa (Geração Atletismo Cianorte-PR), com 39.79.
Com os bons resultados, Juliany Costa e Lucas Rosa foram eleitos os melhores atletas individuais da competição no feminino e do masculino.