Campeão mundial dos 400m com barreiras, Alison dos Santos se “aventurou” nos 400m rasos nesta segunda-feira (08). Competindo no Gyulai Memorial, evento da série ouro do Continental Tour, em Szekesfehervar, na Hungria, Piu ficou em segundo lugar, com 45s11, 15 centésimos atrás do norte-americano Vernon Norwood. Rafael Pereira também competiu no meeting, ficando em quarto lugar nos 100m com barreiras. Thiago Braz não obteve marcas válidas no salto com vara.
+ Isaquias Queiroz fatura prata no C1 1000m do Mundial de canoagem velocidade
Com a segunda colocação na prova, Alison dos Santos encerrou uma sequência de sete vitórias seguidas – todas em provas de 400m com barreiras. Na Hungria, o norte-americano Vernon Norwood venceu com 44s96, seguido pelo brasileiro, com 45s11, e pelo também estadunidense Michael Cherry, com 45s42.
Esta foi a segunda vez que Alison dos Santos competiu nos 400m rasos nesta temporada. No início do ano, ele abriu seu calendário correndo a distância e venceu a prova com a grande marca de 44s54, o segundo tempo mais rápido do Brasil em toda a história. O recorde brasileiro pertence a Sanderlei Parrela, de 44s29, de 1999. Piu, que tem 22 anos, não era nem nascido quando a marca foi estabelecida.
Outros brasileiros no Continental Tour
Semifinalista no Mundial de Oregon, Rafael Pereira foi o quarto colocado na disputa dos 110m com barreiras, com 13s34. O vencedor foi o jamaicano Rasheed Broadbell, com 13s12, vencendo o norte-americano Grant Holloway nos milésimos. Daniel Roberts, também dos EUA, ficou em terceiro com 13s13. A melhor marca da carreira de Rafael é o 13s17, que foi feita neste ano e também é recorde brasileiro.
Pela segunda vez consecutiva, Thiago Braz não obteve marcas válidas e saiu da competição zerado no salto com vara. O duas vezes medalhista olímpico iniciou sua disputa nos 5,30m e falhou em três tentativas para a marca, repetindo o que havia feito há dois dias, na Diamond League da Silesia. Na ocasião, Braz havia errado três vezes para 5,53m. Vale destacar que o brasileiro foi quarto colocado no Mundial de Oregon há 15 dias, saltando para 5,87m.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O vencedor no Continental Tour foi o sueco Armand Duplantis. Campeão olímpico e mundial, o jovem saltou “apenas” 5,80m, 41cm abaixo dos 6,21m que fez há duas semanas, quando bateu o recorde mundial em Oregon. Ele foi seguido pelos franceses Renaud Lavillenie e Thibaut Collet, com 5,70m e 5,60m, respectivamente.