Siga o OTD

Atletismo

Letícia Oro conquista o bronze no salto em distância no Mundial

Brasil encerra Mundial com bronze surpreendente de Letícia Oro no salto em distância. Thiago Braz fica fora do pódio.

Leticia Oro Melo Mundial de Atletismo
Leticia Oro Melo (Carol Coelho-CBAt)

A brasileira Letícia Oro Melo surpreendeu e conquistou a medalha de bronze no salto em distância no Mundial de Atletismo neste domingo (25). A jovem que se classificou para final no último salto batendo a sua marca pessoal conseguiu atingir 6,89m no primeiro salto da final e garantiu a décima quinta medalha para o Brasil em mundiais. Thiago Braz disputou a final do salto com vara, mas ficou de fora do pódio.

Após bater sua marca pessoal (6,64m) na fase eliminatória do salto em distância, Letícia Oro Melo terminou em 3ª posição na final deste domingo. Na primeira tentativa, a brasileira superou a marca com 6,89m e conseguiu passar entre as oito melhores para os três últimos saltos. No restante da prova, Leticia queimou os saltos restantes, mas a primeira marca foi suficiente para conquistar o pódio. A campeã do Mundial foi a alemã Malika Mihambo, com 7,12m, e a nigeriana Ese Brume ficou com a prata saltando 7,02m.

Carol Coelho Mundial de Atletismo
O salto de bronze de Leticia Oro Melo (Foto: Carol Coelho/CBAt)

“Esse é meu jeito, concentrada. Não tenho medo de ninguém. Estou em choque, mas quero agradecer a todos. E dizer que quero buscar os 7 metros, vou continuar treinando e sei que tenho condições. Quando eu vi 6,89 m quase desmaie”, disse Letícia. “Quando eu vou competir, tanto no Estadual quanto no Mundial, eu penso em medalha”, acrescentou. 

Com o resultado, Letícia Oro Melo entra para um seleto grupo de medalhistas brasileiros nos mundiais de atletismo. Essa é a segunda medalha no Brasil nesse Mundial, depois do ouro de Alison do Santos nos 400 metros com barreiras.

 + SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK

Leticia Oro Melo Mundial de Atletismo
Leticia Oro Melo com a medalha do Brasil (Foto: Carol Coelho/CBAt)

Thiago Braz bate na trave

O campeão olímpico nos Jogos do Rio 2016 e bronze em Tóquio 2020, Thiago Braz ficou fora do pódio na final do salto com vara do Campeonato Mundial de Atletismo, em Oregon, nos Estados Unidos.  Após queimar três tentativas seguidas em 5,94m e 6,00m, o brasileiro deu adeus a competição.

(Foto: Carol Coelho-CBAt)

O brasileiro começou saltando 5,55m e passou com tranquilidade pelo sarrafo na primeira tentativa. Na altura seguinte (5,70m), o brasileiro foi bem outra vez e passou de primeira também. Contudo, quando o sarrafo subiu para 5,80m, Braz queimou o primeiro salto, mas conseguiu acertar no segundo. 

Em seguida, fez outro bom salto, passando de primeira 5,87m. Na reta final da prova, quando o sarrafo subiu para 5,94m, o brasileiro errou duas tentativas e decidiu passar direto para os 6,00m, mas acabou na queimando o saltou novamente, terminando em quarto lugar.

O favorito Armand Duplantis, da Suécia, ficou com o ouro dando mais um show. Ele saltou para 6,21m e quebrou mais uma vez o recorde mundial. O norte-americano Christopher Nilsen ficou com a prata e John Ernest Obiena, das Filipinas, com o bronze.

Caio Bonfim bate recorde nacional na marcha atlética

Também neste domingo, Caio Bonfim bateu o recorde brasileiro na prova dos 35km da marcha atlética, marcando 2h25min14s. O brasileiro, que foi medalhista de bronze na edição de 2017 do Mundial, terminou na sétima colocação depois de uma excelente recuperação na fase final da prova. O italiano Masimo Stano foi o vencedor, com 2h23min14s. O japonês Massataro Kawano ficou com a prata (2h23min15s) e o sueco Perseus Karlstrom (2h23min44s) completou o pódio.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Atletismo