Grande resultado! Caio Bonfim conseguiu mais um top-8 no Mundial de Atletismo de Oregon, nos Estados Unidos. Depois de ter sido sexto colocado nos 20km, ele foi o sétimo colocado na prova dos 35km, disputado neste domingo (24), marcando 2h25min14s, novo recorde nacional por oito minutos. O italiano Masimo Stano foi o vencedor, com 2h23min14s.
+ Antônio Bravo Neto fica em 23º lugar na Copa do Mundo de triatlo na Espanha
Em uma prova que começou frenética, o japonês Daisuke Matsunaga disparou ainda no primeiro quilômetro e abriu larga distância no início. Caio Bonfim fez parte de um grande pelotão perseguidor até o quarto quilômetro, quando diminuiu seu ritmo e foi ficando para trás. Ainda assim, ele se manteve no top-20. À altura dos 10km, Caio era o 17º colocado, com exatos um minuto e meio atrás de Matsunaga.
Tudo isto fez parte da estratégia do brasileiro. Ele aumentou seu ritmo a partir do 15º quilômetro, ganhando duas posições rapidamente. Ele subiu para a 14ª colocação na marca dos 20km, diminuindo a diferença para o pelotão dianteiro para menos de um minuto. Neste momento da prova, Matsunaga cansou e foi ultrapassado pelo grupo perseguidor.
Caio seguiu seu forte ritmo na reta final da prova e ganhou mais posições nas voltas seguintes, atingindo o nono lugar no 29º quilômetro. Ele entrou na última volta ainda na nona colocação e ultrapassou dois adversários no quilômetro final, fechando em sétimo lugar, com 2h25min14s. O marchador abaixou mais de oito minutos sobre o antigo recorde brasileiro na distância, que era de 2h33min57s, feito por ele mesmo, em janeiro deste ano.
Grande resultado
Esta foi a segunda prova de Caio Bonfim neste edição do Mundial de Atletismo, depois de ter sido o sexto colocado nos 20km. O brasiliense de 31 anos, que tem três Olimpíadas no currículo, possui uma medalha em Campeonato Mundial: um bronze nos 20km, conquistado em Londres-2017. Nos Jogos de Tóquio, no ano passado, ele foi o 13º colocado.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Este foi o quarto top-8 de Caio Bonfim em um Mundial, o primeiro nos 35km – afinal, esta foi a primeira vez que a prova foi realizada em um Mundial de Atletismo. Antes, o brasileiro havia sido sido bronze em Londres-2012, sexto em Pequim-2015 e sexto na semana passada, em Oregon-2022, todas nos 20km.
Pódio em Oregon
O italiano Masimo Stano foi o vencedor dos 35km da marcha atlética em Oregon, com 2h23min14s. O japonês Massataro Kawano ficou com a medalha de prata marcando 2h23min15s, enquanto o sueco Perseus Karlstrom, que também foi medalhista de bronze nos 20km, faturou o bronze, com 2h23min44s.