O brasileiro Thiago Braz estreou nesta sexta-feira (22) na prova classificatória do salto com vara no Mundial de Atletismo em Oregon, nos Estados Unidos. Campeão Olímpico nos jogos do Rio 2016 e medalha de bronze em Tóquio 2020/21, Thiago conquistou uma vaga para a final disputando o Grupo classificatório A, ao lado do recordista mundial Armand Duplantis, da Suécia. O compatriota, Augusto Dutra também saltou hoje na classificatória B, mas não avançou.
Uma das esperanças de medalha para o Brasil, Thiago Braz alcançou a marca de 5,75m para garantir vaga para a final do salto com vara no Mundial de Atletismo. Ele iniciou a disputa em 5,50m e passou de primeira. Depois, passou sufoco ao errar duas vezes em 5,65m, mas conseguiu ultrapassar o sarrafo na última chance. Por fim, passou de primeira em 5,75m.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Thiago Braz terminou em terceiro lugar na classificatória. O sueco Armand Duplantis, campeão olímpico e recordista mundial, também saltou 5,75m com apenas uma tentativa, terminando na primeira posição. Empatado com ele, ficou com o norte-americano americano Christopher Nilsen, prata em Tóquio-2020.
No grupo B da fase classificatória do salto com vara, o brasileiro Augusto Dutra também representou o Brasil. Ele não conseguiu completar nenhum salto para 5,50m. Com o resultado, Dutra ficou de fora da final do salto com vara do Mundial de Atletismo.
A final do salto com vara está marcada para o próximo domingo (24), a partir das 23h.
Equipe brasileira na final do revezamento 4×100
A equipe brasileira do revezamento 4x100m rasos entrou na pista nesta sexta-feira (22) em busca de uma vaga no Mundial de Atletismo. Competindo na segunda bateria, o time formado por Rodrigo do Nascimento, Felipe Bardi, Derick Silva e Erick Cardoso terminou a prova em quinto lugar com o tempo de 38s41. Com o resultado, os brasileiros avançaram para a final da prova pelo critério de tempo.
A equipe brasileira volta às pistas neste domingo (24), às 23h35, para a disputa da grande final.
Recorde Brasileiro nos 35km da marcha atlética
Viviane Lyra bateu o recorde brasileiro nos 35 quilômetros da marcha atlética ao terminar a prova em 2h45min02. O tempo valeu a oitava colocação na prova desta sexta-feira (22). O recorde nacional anterior também era dela, 2h49min12 registrados na segunda quinzena de abril em Dudince, na Eslováquia, pela série ouro do Circuito Mundial da modalidade e que carimbou passagem para o Mundial.
Outras brasileiras também marcharam na maratona do Mundial de atletismo. Elianay Pereira marcou 3h05min39, também melhor tempo da carreira, e ficou em 30º, logo à frente de Mayara Vicentainer, a 31ª com 3h06min10.