As expectativas não foram confirmadas. O atleta, Caio Bonfim não conquistou a primeira medalha da para o Brasil no Mundial de Atletismo disputado em Oregon, nos Estados Unidos. Mesmo assim, Caio fez excelente prova e terminou a maratona de 20 quilômetros da marcha atlética em 6º lugar com tempo de 1h19min51 nesta sexta-feira (15), primeiro dia de competições.
“São seis participações em Mundiais em três fiquei entre os finalistas e nas outras ou fui desclassificado ou fiquei no pit lane. Então chegar entre os melhores do mundo é difícil, se manter entre os melhores é mais ainda. Fico feliz depois de Tóquio, quando não fiz um bom final de prova e fiquei atrás, voltar a ficar em sexto é bom”, comentou.
“Achei que alguém estava fazendo loucura e eu estava em décimo. Decidi manter o meu ritmo e ir até o final. Passei 40:30 nos primeiros 10 quilômetros, o que daria 1:20, tempo do quarto lugar na Olimpíada”, continuou. “Foi um grande dia. Eu tenho os 35 km daqui a nove dias, é virar a chave, trabalhar e vamos para cima, sabendo que a preparação foi boa e estou bem”, declarou para o SporTV.
+Acompanhe ao vivo: Mundial de atletismo – Eugene 2022
Desde as primeiras projeções de medalhas para o Brasil no Mundial de Atletismo, o nome de Caio Bonfim sempre foi apontado como uma das principais esperanças de pódio para o País. O brasileiro de 31 anos, já havia conquistado o bronze na edição de 2017 e chegou ao Mundial deste ano com o segundo melhor tempo entre os que estarão competindo nos 20 quilômetros da marcha atlética.
O circuito de 20 quilômetros da marcha atlética ocorreu próximo ao Estádio Autzen, que faz parte do complexo esportivo da Universidade do Oregon. A prova terminou com dobradinha do Japão. Toshikazu Yamanishi e Koki Ikeda imprimiram um ritmo forte desde a largada, conquistando o primeiro e o segundo lugar. Perseus Karlstrom, da Suécia, completou o pódio. Caio, permaneceu próximo ao primeiro pelotão no início. Contudo, a partir da metade da maratona, acabou se distanciando das primeiras colocações.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Caio Bonfim ainda volta às pistas neste Mundial para a prova dos 35 quilômetros da marcha atlética. A maratona está marcada para o próximo domingo (24).
Outros brasileiros
Ainda entre os homens, Matheus Correa e Lucas Lazzo terminaram a maratona nas 30ª e 36ª posições com os tempos de 1h27min31 e 1h29min32, respectivamente. Na marcha atlética feminina, Viviane Lyra foi a única representante do Brasil na prova.
A brasileira completou a prova atingindo a marca de 1h33min11 conquistando a 17ª colocação. As vencedoras foram a peruana Kimberly Garcia Leon em primeiro lugar, a polonesa Katarzyna Zdzieblo em segundo, e a chinesa Shijie Qieyang completando o pódio.