A 18ª edição do Mundial de Atletismo começa nesta sexta-feira (15) e segue até o dia 24. As provas serão realizadas em Eugene, Oregon, nos Estados Unidos. O Brasil será representado na competição por 58 atletas. Desde 1983, os brasileiros conquistaram 13 medalhas no Mundial, sendo uma de ouro, seis de prata e seis de bronze.
+Brasileiros fazem últimos ajustes para o Mundial do Oregon
“O Brasil tem uma equipe grande, com 58 atletas, e o destaque é o fato de termos classificado três atletas em algumas provas: nas de campo, no disco feminino, no peso masculino e no triplo masculino. O que mostra evolução e também nos 20 km marcha masculino, nos 35 km marcha feminino, nos 100 m, nos 200 m e nos 110 m com barreiras”, comentou o treinador chefe Victor Fernandes sobre a delegação brasileiro para o Mundial de Atletismo.
Fabiana Murer, que tem duas medalhas no salto com vara em mundiais, revela sua expectativa para a participação dos brasileiros no Mundial de Atletismo .“O Brasil está indo com um time bom, forte, é um time grande, muitos atletas vão ganhar experiência e têm de buscar suas melhores marcas e temos bastante chance de finais, principalmente com os homens. Vou acompanhar de pertinho, assistindo, comentando e torcendo para nossos atletas”, disse.
Favoritismo Norte-Americano
Os Estados Unidos serão a sede do Mundial de Atletismo pela primeira vez no torneio adulto ao ar livre. Com um ano de atraso, a competição estava prevista para 2021, mas foi adiada em função da pandemia global da COVID-19, que alterou os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 para o ano passado.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Acredito que será um Mundial muito forte, por ser nos Estados Unidos. Eles sempre crescem competindo em casa. Eu vi isso no Mundial Indoor de Portland, em 2016, e acho que agora não vai ser diferente, ainda mais em um estádio histórico para eles e que competiram lá no campeonato nacional em junho”, ressaltou Murer.
O Mundial de Atletismo é o maior entre todas as modalidades esportivas, abaixo apenas dos Jogos Olímpicos em termos de participantes. Este ano, a competição reunirá 2.000 atletas de 200 países.