O Senhor Incrível Darlan Romani fez mais uma das dele. Venceu o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo encerrado neste domingo (22) em Alicante, na Espanha. E não foi só ele. Vitória Rosa e Rafael Pereira conquistaram a medalha de ouro nos 200 m e nos 110 m com barreiras, Welington Morais foi prata no arremesso do peso com a melhor marca pessoal e o revezamento 4×400 m feminino também ficou em segundo. Destaque, ainda, para o lançamento do dardo, com Pedro Henrique Rodrigues e Luiz Maurício Silva indo ao pódio após buscarem duas das três melhores marcas da história do país. Como se não bastasse, Andressa de Morais, Lorraine Martins, Valdileia Martins e Eduardo de Deus foram bronze.
Podio – 200 m 🚺 #Alicante2022
— atletismoRFEA (@atletismoRFEA) May 22, 2022
🥇 Vitoria Cristina SILVA ROSA 🇧🇷23.53
🥈 Lorene BAZOLO 🇵🇹 23.67
🥉Lorraine BARBOSA MARTINS 🇧🇷23.80
ENHORABUENA 👏👏👏
📺 @teledeporte @rtveplay https://t.co/JZsJVdN6VJ
📊 https://t.co/1n2ZKhoUvF pic.twitter.com/AKfpipHGcc
Ouro, ouro e ouro
Darlan Romani, como era de se esperar, não teve adversário para ganhar o ouro no arremesso do peso. O atual campeão mundial indoor levou já no primeiro arremesso, 21m70. Nenhum outro competidor alcançou os 21 m. Na segunda tentativa ele chegou na marca vencedora, 21m70, recorde do Ibero-Americano de Atletismo. Welington Morais ficou na segunda colocação com 20m78, melhor marca dele na carreira. Na pista, Vitória Rosa foi campeã dos 200 m marcando o tempo de 23s53 com Lorraine Martins chegando em terceiro com 23s80. Os 110 m com barreiras também teve ouro e bronze, para Rafael Pereira (13s47) e Eduardo de Deus (13s53).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Ao infinito e além!
O lançamento de dardo teve prata e bronze para o Brasil com Pedro Henrique Rodrigues e Luiz Maurício Silva registrando não apenas os dois melhores resultados das respectivas carreiras, mas também a segunda e a terceira melhores marcas da história do país na modalidade, ambas acima dos 80 metros. Pedro Henrique ficou em segundo lugar com 80m74 e Luiz Maurício veio logo atrás com 80m41. Eles estavam fazendo primeiro e segundo até o quinto dos seis lançamentos, quando o português Leandro Ramos foi a 81m37. Desta forma, encerrado o Ibero-Americano de Atletismo, o Time Brasil somou 22 medalhas, sendo quatro de ouro, dez de prata e oito de bronze. Foi o quarto dentre os 17 países do quadro de medalhas, atrás de Espanha, República Dominicana e Cuba. No total de pódios, ficou atrás apenas das 30 espanholas.