Siga o OTD

Atletismo

Brasil fatura quatro pratas e três bronzes em Alicante

O Brasil conquistou neste sábado quatro medalhas de prata e três de bronze neste sábado no Campeonato Ibero-Americano de atletismo

Thiago Moura fez competição quase perfeita e ficou em quinto lugar no Mundial indoor de atletismo

O Brasil completou o segundo dia de competições do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo neste sábado (21/5) com a conquista de mais sete medalhas (quatro de prata e três de bronze), no Estádio Olímpico Camilo Cano, em La Nucia, província de Alicante, Espanha. O encerramento será no domingo (22) sempre com acompanhamento ao vivo pelo Olimpíada Todo Dia.

A primeira medalha do dia, a quinta do Time Brasil no evento, foi a prata de Caio Bonfim na marcha de 10 quilômetros. “Acho que não fazia os 10.000 m desde o Mundial Juvenil de 2010, no Canadá. Fiquei muito feliz com o resultado. Foi uma prova estratégica e perdi para o espanhol, um atleta muito bom”, analisou.

A seguir, Wellinton Fernandes conquistou outra prata, no lançamento de disco, com 57m09, atrás apenas dos 60m58 do campeão chileno Lucas Nervi. O bronze foi para o português Emanuel Souza alcançando 56m68. Douglas dos Reis também competiu e conseguiu o melhor resultado dele na temporada, 53m21, o que valeu o sétimo e último lugar na prova.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Thiago Moura levou a terceira prata do dia para o Brasil no salto em altura após travar um belo duelo contra Edgard Rivera, mexicano que abocanhou o ouro atingindo o melhor salto dele no ano: 2m26. Thiago chegou na mesma altura, mas ficou com o vice porque fez a marca no segundo salto e o rival no primeiro. O outro brasileiro na prova, Fernando Carvalho, acompanhou ambos até os 2m21, onde parou. Foi o suficiente para garantir o terceiro lugar. Teve bronze ainda nos 3.000 com obstáculos feminino, conquistado por Tatiane Raquel da Silva com o melhor tempo dela na temporada: 9min42s06. Simone Ferraz ficou em quarto com 9min45s11, também o melhor dela na temporada.

A quarta prateada saiu no lançamento do martelo feminino com Mariana Marcelino. Chegou ao segundo lugar ao atingir 64m61, distância mais curta apenas que a da espanhola Laura Redondo com 68m68. Anna Paula Magalhães terminou em sexto com 59m64.

No revezamento 4×100 m masculino, o Brasil, formado por Gabriel Boza, Felipe Bardi, Erik Barbosa e Lucas Rodrigues terminou em terceiro lugar, garantindo o bronze, com 39.32. Na prova feminina, a equipe não conseguiu completar. Rosângela sentiu uma lesão, logo após receber o bastão de Lorraine Martins na última perna. A equipe ainda teve Ketiley Batista e Ana Cláudia Lemos.

Mais Brasil em finais

O Brasil esteve representado em outras finais no Ibero-Americano de atletismo. Nos 400 m com barreiras feminino, Chayenne da Silva foi a quinta colocada com o tempo de 56s89 e Liliane Cristina Parrela, a sétima com 57s77. Nos 400 m com barreiras masculino, Márcio Teles ficou em sexto (51s50), o melhor tempo dele na temporada, e Mahau Suguimati foi o sétimo (52s90). Foram as mesmas colocações de Tiffani Marinho (52s42) e Tabata de Carvalho (52s66), respectivamente, nos 400 m feminino. O tempo de Tabata foi o melhor dela no ano. Nos 400 m masculino, Vitor Hugo de Miranda ficou em quinto marcando 46s11. Já nos 1500 m feminino, Rejane Esther Bispo terminou na oitava colocação com o melhor tempo dela na temporada, 4min25s19, e Tatiane Raquel da Silva não completou.

Nas provas de campo do Ibero-Americano de atletismo, Almir Júnior ficou em quarto lugar no salto triplo com a marca de 16m59 e Alexsandro Melo, o Bolt, ficou na oitava colocação com 15m71. Lívia Avancini e Milena Jaqueline ficaram, pela ordem, nas duas últimas colocações do arremesso de peso feminino registrando 16m71 e 15m81. No salto com vara, Fernando Ferreira ficou sem marca após queimar três vezes a primeira altura do sarrafo, 4m60.

Semifinais no 200 m e 110 m com barreiras

Três provas de pista do Ibero-Americano de atletismo, envolvendo um total de cinco brasileiros, tiveram apenas as semifinais neste sábado e todos avançaram para as respectivas finais. Nos 200 m, Vitória Rosa e Lorraine Martins se classificaram para a disputa das medalhas no feminino, e Lucas Rodrigues no masculino. Já nos 100 m com barreiras no masculino, passaram Eduardo de Deus e Rafael Pereira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Atletismo