O velocista brasileiro Alison dos Santos se manifestou após os episódios envolvendo o embarque de atletas brasileiros para competir no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo. Alisson, medalhista olímpico nos 400 m com barreiras, chegou a colocar em dúvida convocações futuras. “Vendo os perrengues que alguns atletas passaram nessa viagem para o Ibero e outros que nem chegaram a ir por erro alheio, me desanima muito de aceitar certas convocações. Por que tu já começa a pensar se realmente vale a pena esse desgaste todo”, falou.
Vendo os perrengues que alguns atletas passaram nessa viagem para o ibero e outros que nem chegaram a ir por erro alheio me desanima muito de aceitar certas convocações. Por que tu já começa a pensar se realmente vale a pena esse desgaste todo 🤦🏽♂️
— Gelado ✨🥶 (@PiuzeR) May 19, 2022
O caso a que Alison dos Santos se refere diz respeito a cinco atletas chamados pela Condeferação Brasileira de Atletismo (CBAt) que tiveram problemas para embarcar para o Ibero-Americano. O Olimpíada Todo Dia divulgou uma reportagem na quarta-feira (18) mostrando que eles não tinham viajado para a Espanha porque a CBAt não havia comprado as passagens aéreas. Poucas horas depois, Juliana Campos e Isabel Demarco, do salto com vara, conseguiram embarcar, mas os três homens permaneceram em solo brasileiro. Na quinta (19), José Fernando Ferreira Santana, o Baloteli, foi alocado em um voo de última. Abel Curtinove e Felipe dos Santos preferiram não enfrentar a jornada. O caso gerou muita discussão nas redes sociais.
Baixas na maratona?
Em meio a confusão do embarque dos cinco atletas para o Ibero-Americano, a coluna Olhar Olímpico, do jornalista Demétrio Vecchioli, informou que o maratonista brasileiro Daniel Nascimento, um dos grandes nomes da modalidade no mundo, enviou um projeto para o governo da China oferecendo-se para se naturalizar chinês. Ele e mais dois outros, Paulo Roberto de Paula, três vezes atleta olímpico, e José Marcio Leão da Silva, por questões ligadas a condições financeiras de se manterem no esporte.