A jovem Ana Caroline Silva estabeleceu a terceira melhor marca do Brasil no arremesso de peso feminino nesta sexta-feira (13). Ela marcou 18,46m para vencer o Southeastern Conference Championship – campeonato de atletismo de uma das conferências universitárias dos Estados Unidos -, disputado em Oxford. A atleta acresceu 90 centímetros ao seu antigo recorde pessoal.
+ Alison dos Santos vence etapa de Doha da Diamond League
Além de ser a terceira melhor marca brasileira de todos os tempos no arremesso de peso, o 18,46m de Ana Caroline Silva também foi o recorde da Universidade da Geórgia, instituição onde ela estuda, e a segunda melhor marca da NCAA (associação que organiza o esporte universitário norte-americano) nesta temporada.
O recorde brasileiro da prova é de Elisângela Adriano, de 19,30m, feito em 2001. Geisa Arcanjo, que recém se aposentou, é dona da segunda melhor marca da história. Já neste ano, Ana Caroline Silva tornou-se líder absoluta do ranking brasileiro, tendo superado o 17,74m feito por Livia Avancini em fevereiro.
Como foi a final
Na competição universitária, Ana Caroline Silva fez seis arremessos acima dos 16 metros, batendo o recorde pessoal por duas vezes. Em sua primeira tentativa, marcou 16,84m e aparecia em tereceiro lugar. Em seguida, ganhou uma posição ao marcar 17,59m, aumentando em 3cm seu recorde pessoal. Depois, teve uma sequência de 16,99m, 16,71m e 16,09m antes de estabelecer a marca histórica, o 18,46m.
A segunda colocação do SEC Championships ficou com a britânica Divine Oladipo, de Vanderbilt, com 17,97m, também recorde pessoal. A norte-americana Latavia Maines, do Tenessee, fechou o pódio com 17,63m. A competição desta temporada foi disputada no Ole Miss Track and Field Complex, na Universidade do Mississipi.
Top-15 mundial
Vale destacar que Ana Caroline Silva, que tem 23 anos, foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali 2021, com 16,86m, à época seu recorde pessoal. Somente este ano, ela já melhorou esta marca oito vezes, incluindo nesta sexta.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
O 18,46m de Ana é a 14ª melhor marca do mundo no arremesso de peso neste ano. A liderança do ano é da portuguesa Auriol Dongmo, com 19,68m. O índice para o Mundial de Oregon, que aconterá em julho, é de 18,50m.